Prestação de contas do SUS e Metas Fiscais foram apresentadas

A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu o Poder Executivo na quarta-feira, dia 29 de setembro de 2021, para apresentação dos relatórios de metas fiscais e das contas da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) do 2º quadrimestre de 2021. A Comissão de Finanças e Orçamento realizou audiência pública presidida pelo vereador Celso Duarte (Progressistas), com vereadores Adenildo (Bispo) Padovan (Republicanos), Marcelo Lemos (PDT), Manoela Rosa Couto (PDT) e Márcia Fumagalli (PSB).

Da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico estiveram presentes o Secretário, Carlos Prudêncio, o secretário adjunto, Marcelo Parraga e contador, Irton Ali. Também o Sec. de Mobilidade Urbana e Transporte, Irani Fernandes. Conforme o exposto, o Resultado Primário, diferença entre receitas e despesas totais, resultou em Superávit Primário no valor de R$ 46.706.801,85. O Resultado Nominal ficou em R$ R$ (31.658.013,03), demonstrando a redução na Dívida Consolidada Líquida do município.

A Despesa com Pessoal do Executivo apresentou o índice de 49,63%, ou seja, abaixo do limite prudencial. As despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino alcançaram o valor de R$ 14.138.004,42, o que corresponde a 14,20% das receitas de impostos e receitas de transferências constitucionais. As despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde chegaram a R$ 22.382.325,90, equivalente a 15,57% das receitas de impostos e transferências correntes.

Prestação de contas do SUS

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde recebeu o Secretário Municipal de Saúde, Diego Cantori, Sec Adjunto, Frederico Pellegrini e Luciene Brazeiro para demonstração do relatório. A audiência pública foi presidida pelo vereador Egídio Carvalho (Progressistas), com vereadores Márcia Fumagalli (PSB), Manoela Rosa Couto (PDT) e Cristiano Bonapace (DEM).

Dos dados da produção de serviços no SUS, consta de atendimentos na policlínica 10.283, UPA 15,324, UBS 144.194, TFD 4.424, sendo o total de 165.794 atendimentos. O total aplicado em cirurgias eletivas no período foi R$ 218.467,29. De maio a agosto, foram 6.836 no ambulatório COVID-19.