Presença de crianças com Síndrome de Down na Câmara deverá ser regulamentada

Tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 14 que busca alteração na data da Lei que determina a presença, na Câmara Municipal, de crianças com Síndrome de Down na primeira reunião plenária de cada ano legislativo.

O PL de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes (Progressista), foi apresentado na sessão desta terça-feira, dia 6 de março, e será encaminhado para análise das Comissões Técnicas da Casa.

A proposta é transferir a presença no Parlamento dos estudantes da APAE para o dia 21 de março, definido como Dia Municipal da Consciência da Síndrome de Down, ou na reunião imediatamente antecedente à data. Os jovens deverão representar os vereadores simbolicamente no início das atividades, como forma de exemplo de conscientização para a comunidade.

Tivemos a aprovação em plenário da tramitação em regime de urgência do Projeto para que, já neste ano, possamos aplicar essa importante medida de conscientização”, esclareceu Irani. A data é instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde de 2006 e a comemoração foi proposta pela Associação Internacional da Síndrome de Down para fazer referência a Trissomia no Cromossomo 21.

Nesta manhã a proposta e o convite prévio para a presença da APAE no Parlamento foram anunciados.