Preocupação com animais na pista é relatada

A presença de animais nas rodovias foi tema destacado na Câmara Municipal de Uruguaiana. Para informar e esclarecer as ações desenvolvidas de coibição do alto índice de animais soltos na pista, estiveram presentes na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 10 de outubro de 2013, por proposição do vereador Ronnie Mello, o Chefe da 13ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Jorge Nunes e a coordenadora do projeto Carroceiros, professora da Unipampa Cláudia Acosta Duarte.

Na oportunidade, foram relatadas a ocorrência mensal de acidentes envolvendo animais e a preocupação da retirada dos bichos para afastar o risco de colisão. A presença de diferentes espécies de animais e o reconhecimento do número de trabalhadores que utilizam os cavalos em suas atividades foram explanados, entretanto, o inspetor esclareceu a necessidade dos proprietários terem consciência do perigo para os condutores e o próprio animal solto na pista, inclusive na área urbana da BR.

Cerca de 1.600 animais foram retirados das pistas até julho, segundo o inspetor. “Precisamos do enfrentamento de todos para esta conscientização, 40% do tempo gasto pela PRF é com a retirada de animais, tempo que poderia ser usado no atendimento a outros municípios e em outras ações de defesa dos cidadãos”, considerou.

A sanidade animal e a saúde pública também foram tratadas. Durante a exposição do projeto “Carroceiros”, foram relatadas as condições precárias de tratamento dos animais e a prestação de atendimento veterinário especializado pelo grupo de trabalho. “A má situação socieconômica dos proprietários favorece a precariedade do tratamento dos animais, a solução é melhorar a condição de vida das pessoas para que estes possam cuidar melhor dos cavalos”, afirmou a professora Cláudia.