Planejamento financeiro do município dos próximos anos está aprovado

Nesta semana, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou em plenário os projetos de Lei que institui o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2018 a 2021 e que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2018.

As matérias receberam pareceres favoráveis das Comissões Técnicas da Casa e foram acatadas com emendas dos vereadores. Ambas tramitaram na Casa Legislativa e foram expostas, através de audiências públicas, à comunidade para participação popular na sua construção.

O PPA define diretrizes, objetivos e metas para os próximos quatro anos da administração municipal. Neste instrumento de gestão consta a previsão de receita para o período, o demonstrativo das metas das ações de governo e a descrição dos programas previstos. Trata de áreas como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, meio ambiente, infraestrutura e desenvolvimento econômico urbano e rural.

O LDO é elaborada anualmente estabelece as prioridades e os objetivos para o próximo ano, delimitando o que é e o que não é possível realizar. Ela serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA. Também orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, a ligação elo entre esses dois documentos.

Consulte na íntegra as matérias aprovadas:

INSTITUI O PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA-RS PARA O PERÍODO DE 2018-2021.

DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2018 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.