Planejamento da SEMED é detalhado na tribuna

O espaço da tribuna livre da Câmara Municipal de Uruguaiana, dia 20 de fevereiro de 2024, foi utilizado pela Secretaria Municipal de Educação para tratar das informações do trabalho desenvolvido em Uruguaiana. Por solicitação do vereador Juca (Joalcei Gonçalves), a Secretária Municipal, Maria Helena Bairros, explanou sobre projetos, calendário escolar, parcerias, recursos humanos e investimentos.

No município, há 32 escolas municipais, sendo 17 de educação infantil e 15 de ensino fundamental. A Secretaria de Educação atende mais de 1800 servidores nas escolas, entre professores, funcionários e estagiários, 65 servidores lotados na SEMED e quase doze mil alunos na rede.

Em 2023, através do concurso público foram realizadas 13 chamadas de candidatos aprovados, totalizando 151 professores chamados para preenchimento das vagas. Em 2024, mais 26 profissionais foram chamados para atuação.

Durante a exposição, a secretária detalhou o calendário escolar, com paradas pedagógicas de orientações às equipes e avaliações formativas, por exemplo. Entre as atividades previstas estão projeto de leitura e escrita, estudos de recuperação, feira do livro, trabalho com temas transversais com objetivo de proporcionar estudos, vivências e experiências que combatam preconceito e discriminação, de respeito de valorização da diversidade e construção de uma cultura mais colaborativa.

A autoridade ainda tratou das diversas parceiras formadas, reformas nas escolas, projetos como a robótica e os valores de transporte escolar e do programa de alimentação.