PL propõe como Patrimônio Cultural Imaterial de Uruguaiana o Rodeio Artístico e Cultural da ABAMF

Na reunião do dia 25 de novembro de 2025, foi apresentado projeto de lei que busca declarar como Patrimônio Cultural de natureza imaterial do município de Uruguaiana o Rodeio Artístico e Cultural, realizado pela Associação Beneficente Antonio Mendes Filho de Nível Médio da Brigada Militar (ABAMF Uruguaiana), através do Departamento de Tradicionalismo Piquete Saraquá.

       A proposta, de autoria do vereador Clemente Corrêa (Podemos), será analisada pelas Comissões Técnicas da Casa Legislativa.

       O Rodeio Artístico e Cultural da ABAMF completa 27 anos de existência em 2025, sendo um dos maiores eventos da cultura gaúcha realizados em Uruguaiana e na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A atração reúne entidades tradicionalistas do município e de diversas cidades da região e do Estado.

      O evento não cobra taxa de inscrição e recebe a participação de entidades vinculadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e de grupos não filiados, contando com o reconhecimento e apoio do Movimento ao longo dos anos. Além disso, possui caráter filantrópico, destinando à comunidade os alimentos arrecadados durante as atividades do rodeio.

      Ao longo de sua trajetória, o Rodeio Artístico e Cultural modernizou-se e ampliou suas atividades, contemplando a importância do acesso pleno de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

        “O Rodeio Artístico e Cultural demonstra clara preocupação social, inclusive com a arrecadação de alimentos durante o evento, destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. É um evento relevante para a cultura em nosso município, mobilizando artistas, personalidades da cultura gaúcha, estudantes, professores e a sociedade uruguaianense e da Fronteira Oeste, tornando-se uma referência para a arte, a cultura e a tradição gaúcha”, destaca Clemente.