Pix para transporte público é tema de projeto

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão projeto de lei que busca assegurar ao usuário de transporte público municipal o pagamento da passagem via Pix (pagamento eletrônico instantâneo).

A proposta da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) foi apresentada na reunião do dia 22 de junho de 2023.

O direito ao pagamento em pix deverá ser viabilizado pelas empresas concessionárias e permissionárias prestadoras do serviço público sem qualquer acréscimo no valor vigente da passagem paga em espécie ou ficha. Sugere-se a disponibilização de QR Code ao usuário para pagamento no ato.

“A iniciativa facilitará a vida de muitas pessoas que preferem não portar dinheiro em espécie, por questão de segurança, além de considerarmos os avanços tecnológicos que precisamos nos adaptar”, justifica Zulma.

A matéria propõe, em caso de aprovação nas Comissões e no plenário, o prazo de 90 dias para as empresas se adaptarem à norma.