Periculosidade de depósito e acomodações da Guarda é denunciada por Comissão

A Comissão de Serviços Municipais averiguou denúncias sobre as más condições das instalações da Guarda Municipal no antigo prédio da Cooperativa Agrícola Uruguaianenses (Caul) na sexta-feira dia 28 de de novembro de 2014. A visita dos vereadores Rafael Alves, Egídio Carvalho, Jussara Osório e Irani Fernandes possibilitou o diagnóstico de outros problemas referentes à gestão do local.

Os móveis do local disponibilizado aos Guardas foram reaproveitados de lixo de acordo com eles como sofás e geladeira, não há climatização e uniformes são adquiridos com recursos próprios. A situação checada pelos vereadores deverá ser corrigida em breve com a relocação da sede para salas que estão em reforma segundo o Poder Executivo.

Anexo às acomodações está o abrigo para os cães infestado de pulgas e sem assistência para alimentação, ventilação e acompanhamento veterinário. Os Guardas Municipais cuidam dos animais sem auxílio do Poder Público.

Também está o depósito da Prefeitura com vários problemas visivelmente reconhecidos pelos parlamentares. No local, há materiais inservíveis e danosos ao meio ambiente e à saúde no mesmo ambiente de materiais em estoque com boas condições. Entre o observado pelos parlamentares estão quilos de medicamentos fora da validade com armazenamento comprometido, equipamentos médicos, aparelhos de raio-X, material para realização de exames, bicicletas sem uso no depósito, entre outros materiais.

De acordo com os servidores presentes no momento, os remédios estocados estão sendo recolhidos gradualmente por empresa contratada. A razão para o acúmulo é que, desde 2012, não havia instituição prestando este serviço, retomado este ano.

Os vereadores denunciaram ao Ministério Público a insalubridade do local e o desperdício do dinheiro público com armazenamento indevido de materiais e estoque de equipamentos que poderiam estar disponíveis para utilização. O local foi interditado pela vigilância sanitária até o término de investigação sobre o caso.