Patrulha Maria da Penha registra atuação

              O espaço da tribuna livre do dia 23 de setembro de 2021, foi destinado às atividades desenvolvidas pela Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar. Por proposição do vereador Egídio Carvalho (Progressistas); estiveram presentes o Comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), Tenente Coronel, Ives Claudio Pacheco; e a soldado, Janaina Ricciardi.

             Em Uruguaiana a Patrulha completa 7 anos, com base nas diretrizes da Lei Maria da Penha que busca coibir e erradicar a violência contra mulher e doméstica, com punição ao agressor e rede de atendimento à vítima. A Patrulha Maria da Penha atua após a situação de violência, a partir do deferimento da Medida Protetiva de Urgência pelo Poder Judiciário, acompanhando diariamente as vítimas até o término do prazo da concessão da medida.

               A unidade também desenvolve ações de conscientização da comunidade e fortalecimento da vítima. Entre elas a campanha #EUAPOIOASMARIAS, com o intuito de arrecadar materiais de higiene e alimentos para atender as mulheres em situação de vulnerabilidade social, atendidas pela Patrulha Maria da Penha de Uruguaiana.

                 No próximo mês, atividades serão realizadas no dia das crianças e no aniversário da Patrulha. “Vamos oferecer às crianças, algo bem lúdico, que marque de forma positiva, que ela lembre que a Brigada está ali para proteger e para fazer o bem. Às mulheres um momento de resgate da autoestima e assessoramento”, afirmou Ricciardi. Também destacou a importância da denúncia “Em briga de marido e mulher a gente mete a colher. Denúncia salva vidas e famílias, juntos nós somos mais fortes e a violência só existe se a gente permitir”, finalizou.

 Para denúncia:

Escuta Lilás: 0800 541 0803

Central 24h: 180