Passe livre intermunicipal é assunto na tribuna

A Associação dos Acadêmicos da Fronteira Oeste utilizou o espaço da tribuna livre da Câmara Municipal de Uruguaiana para tratar da implementação do passe livre intermunicipal. No dia 30 de março de 2023, através de proposição do vereador José Carlos Zaccaro, o presidente da Associação, Marcelo Ascal, explanou sobre a demanda.

A reivindicação dos acadêmicos é pela adesão do município ao programa, instituído por Lei Estadual, que beneficia estudantes de baixa renda, matriculados em instituições regulares de ensino, no transporte intermunicipal entre residência e instituição de ensino. Em Uruguaiana, é o caso de discentes da UNIPAMPA, URCAMP e UNOPAR, em Alegrete, buscando graduação em áreas do conhecimento que não têm no município.

Esse subsídio é possível. Recorremos à Casa Legislativa, enquanto representante do povo, para que o encaminhamento seja dado”, Ascal afirmou citando a importância da ação e o apoio manifestado anteriormente do presidente da Câmara, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves.

Visto que o ano letivo teve início no dia 23/02/2023, a Associação requer a inscrição do município para que o transporte seja subsidiado pelo Fundo Estudantil aos acadêmicos de comprovada frequência na universidade e renda per capita familiar de até um salário-mínimo e meio.