Parlamento debate segurança

7 de novembro de 2013

Os problemas da segurança pública em Uruguaiana foram debatidos em audiência pública promovida pela Câmara Municipal. O evento proposto pelo vereador Irani Fernandes e Mesa Diretora reuniu parlamentares, comunidade e autoridades da área da segurança na busca por soluções para as situações de insegurança dos munícipes.

Os frequentes casos de violência ocorridos em Uruguaiana foram relatados, assim como a preocupação dos presentes com o aumento da criminalidade. Os trabalhos desenvolvidos no combate à violência pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Pelotão Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Conselho Comunitário de Execução Penal e Guarda Municipal foram esclarecidos.

Além de roubos e homicídios, na interferência à segurança foram elencados os altos índices de acidentes de trânsito, violência doméstica, crimes de fronteira, agressões e abigeato. Buscando razões para o aumento destes índices, foram apontados pelos participantes a carência de efetivo e a pouca representatividade da Fronteira Oeste na pressão ás autoridades competentes para a qualificação da força policial no que tange equipamentos e recursos humanos.

A partir da audiência, será encaminhado às autoridades competentes a solicitação de providências para o investimento em melhorias no efetivo e condições de trabalho aos agentes da área, destacando a necessidade de realização de concursos regionalizados e de investimentos na permanência do efetivo no município, a importância da conexão das forças policiais para realização dos trabalhos e importância da adesão ao programa do Governo Federal de Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras.