Parlamentares reivindicam melhorias para Uruguaiana

Os vereadores pleiteiam melhorias para a comunidade uruguaianense em diversas frentes. Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 10 de outubro de 2013, foram aprovados requerimentos nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento econômico que buscam atenção às demandas sociais de Uruguaiana. Serão encaminhadas aos setores públicos competentes as matérias apoiadas por todos os vereadores em nome da Mesa Diretora da Casa Legislativa. De acordo com o presidente, Luís Gilberto de Almeida Risso, a iniciativa busca demonstrar a unanimidade dos parlamentares em favor de melhorias e fortalecer a importância de serem atendidas as solicitações.

Saúde e Educação

A Câmara Municipal encaminhará ao Poder Executivo solicitação de que viabilize através da Secretaria de Saúde maneiras mais adequadas para a distribuição das fichas de atendimento médico nos postos. Foi considerado o relato de pessoas que passam a madrugada em frente às unidades aguardando o atendimento.

A extensão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas será sugerida à Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo em Porto Alegre. O oferecimento deste curso no município considera o pioneirismo na área do cooperativismo da instituição e a carência de profissionais com esta formação na região para a qualificação profissional e desenvolvimento no setor.

Pescadores

A inclusão dos pescadores de Uruguaiana e da Barra do Quaraí nos programas e ações executadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura será requerida ao Governo Federal pela Câmara Municipal. A determinação judicial que modifica a prática da pesca nos municípios trará dificuldades de subsistência aos profissionais, conforme relatado em audiência pública no Parlamento. Dessa forma busca-se apoio para amenizar os efeitos negativos imediatos.

Ao Poder Executivo Municipal será solicitado que estude a possibilidade de criação de departamento municipal da pesca, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente. A sugestão tem o intuito de atender as reivindicações e as necessidades técnicas específicas desta categoria.

Desenvolvimento

Medidas para fomentar o desenvolvimento de Uruguaiana e região serão solicitadas pela Câmara Municipal de Uruguaiana. A reativação do Aeroporto Internacional Ruben Berta será discutido em audiência pública, vislumbrando as ações já executadas e projetando outras atividades possíveis de apoio. Também por proposição da Mesa Diretora será encaminhado ofício ao Ministério de Minas e Energia e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico solicitando a reativação da usina Termoelétrica em Uruguaiana.

Ao Poder Executivo Municipal será solicitada a agilidade nas negociações para liberação do sinal da TV Bandeirantes em Uruguaiana, em razão da garantia de mais uma opção de entretenimento e informação à população em geral.