Outubro Rosa é destaque na Câmara

Na reunião do dia 4 de outubro de 2022, informações do “Outubro Rosa” foram apresentadas por representantes da Escola Romaguera Correa. Por solicitação do vereador Marcelo Lemos (PDT), projeto sobre a campanha contra o câncer de mama foi apresentado pelo professor José Luis da Silva e alunos da Escola Vinicius Velasques Etchverria e Murilo Alves Flores. As atividades foram desenvolvidas na disciplina “Mundo do Trabalho”, pelas turmas 1ºA, 1ºB, 1ºC, 1º D e 1º E.

“Outubro Rosa” tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Os estudantes relataram as atividades desenvolvidas, como visita ao Hospital Santa Casa de Uruguaiana; o conhecimento adquirido sobre os profissionais da saúde e demonstraram a importância da prevenção da doença.

Entre os sinais de alerta salientados está retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

A disciplina integra o novo ensino médio, com diretrizes que despertem o interesse pelas profissões e que os conteúdos reflitam efeitos nas vidas dos alunos. Em agosto e setembro, a área estabelecida para aprofundamento foi saúde, com “Outubro Rosa” sendo o encerramento do período da atividade.