Oficializada área para usina de biomassa

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que autoriza a transferência da área cedida para implantação da Usina Termoelétrica de combustível com a casca de arroz.

Na reunião do dia 2 de agosto de 2022, foi oficializada o imóvel para concessão de direito real de uso a empresa Enerbio Participações LTDA e possibilitar a atuação da empresa Infravix Participações S/A.

A área com 78.542,40m2 (7,85ha) é localizada na Charqueada. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 55.000.000,00, sendo criados aproximadamente 100 empregos diretos durante a fase de construção do empreendimento, além de outros 200 empregos indiretos, considerando os fornecedores de insumos, materiais e equipamentos, ou seja, projeções idênticas aquelas anteriormente previstas, quando da concessão a Enerbio Participações LTDA.

O Poder Executivo salienta outros aspectos positivos do empreendimento, como a ampliação da disponibilidade energética regional e a projeção de solução definitiva para o descarte incorreto da casca de arroz no Município.

“Toda a casca produzida no beneficiamento do arroz será transportada e utilizada na Usina, onde será queimada em caldeira. Toda cinza e material particulado, ou seja, 20% da casca queimada serão absorvidos no filtro de mangas, acumulado em silos e depois descartado corretamente de forma segura, podendo ser utilizado tanto na correção de solo de lavouras como insumo para indústria de cal mista, argamassa ou cimento”, esclarece a justificativa do PL.