Novos cursos na Unipampa são sugeridos

Avaliação técnica para implantação de novos de cursos na Unipampa-campus Uruguaiana será solicitada ao Ministério da Educação e à Reitoria pela Câmara Municipal.

Requerimento de autoria do vereador Clemente Correa (PDT), aprovado no dia 28 de março de 2023, sugere a criação dos cursos de Psicologia; Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; e Licenciatura em Educação Especial.

O parlamentar destacou a carência de profissionais formados nessas áreas do conhecimento em Uruguaiana, o que evidentemente impacta no desenvolvimento e no atendimento à população. “Reconhecendo a importância da presença e a qualidade do ensino, pesquisa e extensão da Unipampa, estamos pleiteando esses cursos”,

Sobre psicologia foi registrado que a oferta mais próxima do curso gratuito é em Santa Maria, o que praticamente inviabiliza que os estudantes uruguaianenses e da própria fronteira oeste obtenham acesso a essa formação superior. Também a exigência em Lei Federal dos serviços de psicologia nas redes públicas de educação básica, aumentando a demanda.

Fez-se ainda o registro que nos últimos tempos, inclusive em processos seletivos de contratação temporária na área de educação e no último concurso público para o magistério municipal em 2022, houve dificuldade em se encontrar candidatos formados em nível superior nas licenciaturas sugeridas.