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Acessibilidade é tratada em sessão ordinária

          A necessidade de investimentos em acessibilidade foi colocada em pauta na primeira sessão ordinária deste semestre, dia 5 de agosto de 2014, na Câmara Municipal. Através de requerimentos, foi apontado pelos vereadores a dificuldade de acesso no transporte e no atendimento de serviços públicos para portadores de necessidades especiais no município.

             O vereador Irani Fernandes (PP) solicita ao Executivo que determine ao setor competente a aquisição de veículos que facilitem o transporte dos alunos com necessidades de atendimentos especiais assistidos pelo sistema de ensino municipal. O parlamentar acredita que a democratização do transporte refletirá no interesse e no crescimento de jovens matriculados nas escolas regulares, garantindo o acesso igualitário à educação.

              Nesses termos, também foi indicado pelo vereador Luis Gilberto Risso (PMDB), ao Governo Estadual a solicitação para providências quanto a falta de acessibilidade no Posto de Identificação da Polícia Civil em Uruguaiana. De acordo com o vereador, o local não é adequado para receber portadores de deficiência física, além de ser pequeno em relação a demanda da comunidade.

Câmara aprova adicional de risco de vida aos profissionais da segurança

          gentes de Trânsito, guardas escolares, guardas municipais e vigilantes do município acompanharam a aprovação do adicional de risco de vida às categorias pela Câmara de Uruguaiana nesta terça-feira, dia 5 de agosto de 2014. Os parlamentares votaram a favor da vantagem aos profissionais municipais que trabalham com risco à integridade física.

             Dessa forma, fica definido o pagamento mensal na razão de R$ 757,33 à categoria, com a correção de 80% sobre o benefício pago atualmente. As Comissões da Casa Legislativa exararam pareceres favoráveis, destacando a capacidade financeira do município para o pagamento, o consentimento entre prefeitura e categoria sobre os valores, também a valorização dos servidores da segurança.

Prorrogação de vencimentos de faturas de vítimas da enchente é solicitada

6 de agosto de 2014

          A Câmara Municipal solicita às empresas Odebrecht Ambiental e AESSul compreensão quanto às faturas das vítimas da enchente. O vereador Rafael Alves (SSD) indica a não cobrança pelo excesso de água verificada nas economias atingidas diretamente pela cheia do Rio Uruguai e, também, que não seja interrompido o fornecimento de água por falta de pagamento no período de 25 dias nos bairros atingidos pela enchente. No mesmo período, é solicitada a não interrupção do fornecimento de energia elétrica às famílias atingidas.

Bens móveis não utilizados pela Prefeitura poderão ser doados a entidades filantrópicas

         O projeto de lei que autoriza a doação de bens móveis e veículos da Prefeitura às instituições ou entidades de caráter filantrópico foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira dia 5 de agosto de 2014. A proposta estabelece que os bens do município com avarias, danos materiais ou com mais de dez anos de fabricação, podem ser doados às instituições declaradas de utilidade pública; assistenciais ou sem fins lucrativo, legalmente constituídas e em pleno funcionamento.

             Tratam-se de materiais declarados inservíveis às atividades ou serviços de órgãos e setores do Poder Executivo, mas em condições de uso para atender necessidades de instituições com interesse público e social. A relação de bens e veículos com baixa no patrimônio público será divulgada na página www.uruguaiana.rs.gov.br, com os respectivos códigos do controle, expedidos por Comissão Especial designada para adotar às medidas administrativas necessárias e atender solicitações das entidades.

          Os vereadores acrescentaram a necessidade de critérios na avaliação da Prefeitura sobre a utilidade dos materiais às entidades, o impedimento de proceder doações em ano eleitoral, a ciência do Legislativo sobre os processos e o acompanhamento sobre o uso dos materiais.

Piscicultura como Terceiro Ramo do Agronegócio

31 de julho de 2014

              Os vereadores Ronnie Mello e Irani Fernandes, presidente e vice-presidente do Poder Legislativo de Uruguaiana, respectivamente, receberam o professor Marcus Querol e o Sr. Anderson Ayala, acadêmico do Curso Tecnólogo em Aquicultura desenvolvido na UNIPAMPA – Campus Uruguaiana. Na oportunidade, foi discutida a realização de uma reunião de trabalho com pessoas ligadas ao agronegócio na nossa região com o tema “A Piscicultura como Terceiro Ramo do Agronegócio na Fronteira Oeste”.

Iniciada tramitação de Emenda à LOM

         Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (23 de julho de 2014) a reunião extraordinária convocada para analisar o projeto de emenda à Lei Orgânica do município elaborado pelo Poder Executivo.

      O projeto acresce um artigo no Ato das Disposições Gerais e Transitórias da LOM, autorizando a utilização de recursos destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE – quando necessário em razão de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública no Município, reconhecida pelo Estado ou pela União. Assim, o Executivo pretende auxiliar as famílias atingidas pela enchente.

        Após a apresentação da proposta de emenda à LOM, foi definida a tramitação da matéria que possui rito especial. Os parlamentares terão o prazo de 5 (cinco) dias úteis para apresentação de subemendas, podendo contar com a participação popular. Transcorrido este prazo, será nomeada comissão especial formada por cinco vereadores para estudar a matéria e emitir parecer. Nova reunião será convocada para o primeiro turno de votação, sendo, após 10 (dez) dias, realizada outra sessão para a votação final em segundo turno.

       O projeto será aprovado se obtiver voto favorável de 2/3 dos parlamentares em cada um dos turnos votação.

Convocada reunião extraordinária para esta quarta-feira

       Os vereadores estarão reunidos nesta quarta-feira (23 de julho de 2014) para apreciar, em reunião extraordinária, o projeto de emenda à Lei Orgânica do município, encaminhado pelo prefeito.

             A alteração proposta pretende a aprovação parlamentar para inclusão de um artigo no Ato das Disposições Gerais e Transitórias da LOM. O artigo incluído, nos termos do projeto, autoriza a utilização de recursos destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE – quando necessário em razão de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública no Município, reconhecida pelo Estado ou pela União.

          A Constituição Federal prevê a aplicação mínima de 25% dos recursos do Município na MDE, enquanto a LOM estabelece o percentual de 35%. Caso aprovado o projeto, poderá o Município utilizar o percentual excedente ao constitucional nas situações mencionadas, suplementando os Fundos Municipais de Assistência Social e de Habitação e Saneamento.

            A matéria será analisada em dois turnos de votação e ficará à disposição dos vereadores e da comunidade para apresentação de subemendas conforme dispõe o Regimento Interno da Câmara Municipal e a Lei Orgânica do Município.

Câmara solicita benefício para desabrigados

16 de julho de 2014

        Em razão de requerimento do vereador Rafael Alves, a Câmara oficiará às Empresas Odebrecht Ambiental e AES-Sul, reivindicando que não seja interrompido o fornecimento de água e de energia elétrica nas residências das famílias atingidas pela enchente em caso de falta de pagamento pelo período de 120 (cento e vinte) dias, como forma de amenizar as consequências da inundação.

           Também solicitou que não seja cobrado o excesso de consumo verificado nas economias dessas famílias e que, ao retornarem, farão uso de expressiva quantidade de água para a limpeza e higienização das residências.

           O vereador justificou sua solicitação destacando a participação dos mais variados segmentos da sociedade uruguaianense em prol dos desabrigados pela enchente.

Entidades são contempladas com recursos do Fundo Municipal de Desporto

16 de julho de 2014

           Foi aprovado pelos parlamentares o projeto de lei do Poder Executivo autorizando o Município a conceder benefício, com recursos do Fundo Municipal de Desporto, a entidades que apresentaram projetos de eventos esportivos que serão realizados no decorrer deste ano, conforme aprovação do Conselho Municipal de Desporto.

        As entidades que serão beneficiadas conforme a proposta de lei são: ACORU – Associação de Corredores de Rua de Uruguaiana, com R$ 8.000,00; AEU – Associação Esportiva Uruguaianense, com R$12.000,00; Esporte Clube Uruguaiana, com R$ 8.000,00; LUBA – Centro Esportivo de Basquetebol da Fronteira Oeste, com R$ 10.000,00; SEST/SENAT – Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, com R$ 2.000,00; Associação de Futebol Feminino Celemaster Uruguaianense, com R$ 12.000,00.

Parlamento aprova novo prazo para restituição da ACIU

         A Câmara Municipal acatou, nesta manhã (15 de julho de 2014) o projeto de lei autorizativo, através do qual o Município poderá prorrogar para 30 de agosto de 2014 o prazo para restituição do saldo de valores repassados à ACIU por ocasião da realização do Carnaval 2014, conforme autorizado pela Lei Municipal nº 4.316/2014. Do montante de R$240.000,00, resta restituir 114.000,00.

   O Poder Executivo Municipal ressaltou que vários fatores contribuíram para a necessidade desta prorrogação, destacando as dificuldades enfrentadas pelas agremiações para adequação às exigências dos Planos de Prevenção Contra Incêndio, combinados com informações de que o carnaval poderia não ser realizado, desacreditando o evento e desmotivando a comercialização dos espaços de camarotes e arquibancadas, o que resultou na arrecadação abaixo das expectativas.

Câmara aprova Plano Diretor do Município

     O Plano Diretor do Município foi aprovado nesta terça-feira (15 de julho de 2014). Após ampla publicidade com a realização de oito audiências públicas e a apreciação de mais de trinta emendas apresentadas na Comissão Especial que estudou a matéria, o Poder Legislativo acatou o projeto de lei complementar nº 005/2013, que dispõe sobre o Desenvolvimento do Município de Uruguaiana e institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.

São funções do plano diretor garantir o atendimento das necessidades da cidade, melhorar a qualidade de vida dos habitantes, preservar e restaurar os sistemas ambientais, promover a regularização fundiária e consolidar os princípios da reforma urbana.

         O Estatuto das Cidades define como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município que deve ser elaborada Pelo Executivo, com a participação da Câmara Municipal e da sociedade, visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos, compatibilizando os interesses coletivos e garantindo de forma mais justa os benefícios da urbanização.

Conselho de Saúde explana sobre mortalidade infantil

        Durante a reunião ordinária desta terça-feira (15 de julho de 2014), o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renato Corrêa, explanou sobre os índices de mortalidade infantil no Município, demonstrando, através de dados objetivos, o crescente aumento dos óbitos fetais, de recém-nascidos e de crianças até um ano.

         Conforme os dados apresentados, o aumento chega a uma média percentual de mais de 60% considerando o ano de 2013 e o período de janeiro a junho de 2014. Os índices de Uruguaiana estão acima do aceitável pela OMS – Organização Mundial de Saúde, a exemplo dos índices africanos.

      Os vereadores manifestaram a disposição para buscar, junto ao Poder Executivo, reverter a atual situação, com implementação de ações e a destinação dos recursos necessários, além da proposição de projetos para pleito de verbas federais.

Autorizada prorrogação de contratações na Saúde e na Ação Social

16 de julho de 2014

            Os parlamentares acataram projeto de lei, autorizando ao Município a manutenção dos contratos temporários decorrentes das Leis nº 4.065/2011 e 4.085/2012, com lotação nas Secretarias Municipais de Saúde – SMS e de Ação Social e Habitação. 

   Os contratos referem-se a agentes que prestam serviços no CAPS II, Programa Nacional HIV/AIDS, Projetos CAMMI/DANTS/SAE, CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, CAPS III, CRAS/CREAS/CACAU.

      A prorrogação autorizada obedecerá ao prazo máximo de 60 (sessenta) dias a partir de 1º de julho ou da data de vencimento dos contratos em andamento.

Câmara sugere transferência de habitação dos flagelados e aprova doação do município

            Através de requerimento aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira, 10 de julho de 2014, o vereador Fernando Tarragó solicita que o Poder Executivo realize estudo das áreas de risco atingidas pela enchente e avalie o assentamento das famílias em outros locais. O parlamentar sugere que residências dos programas habitacionais futuros sejam destinadas às famílias ribeirinhas. O objetivo é oportunizar a mudança de lugar dos lares para locais livres do risco de enchente. “Mesmo considerando que em 2014 o nível da enchente foi atípico, é necessário que o poder público pense soluções para a segurança dessas pessoas”, considerou.

Doação de materiais às famílias atingidas é autorizada pelo Parlamento

          Na sessão ordinária realizada no Distrito de Imbaá, os vereadores aprovaram o projeto de lei que autoriza o município proceder à doação de materiais às famílias atingidas pela enchente do Rio Uruguai. Tratam-se de materiais elétricos e para construção disponíveis no depósito do CRAS Cabo Luis Quevedo que apresentam condições de reaproveitamento para as moradias, assim garantindo auxiílio para acelerar a volta à normalidade.

            A iniciativa beneficia as famílias mais necessitadas. Os interessados deverão protocolar solicitação junto a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que por sua vez, repassará à Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação, órgão que terá a responsabilidade pela entrega dos materiais.

Parlamento aprova projetos no Imbaá

A Câmara Municipal foi recebida na localidade de Imbaá nesta quinta-feira, dia 10 de julho de 2014, para a realização da 33ª sessão ordinária de 2014. Na ocasião, foram apresentados requerimentos, votados projetos de lei e discutidos matérias legislativas na presença da comunidade. Entre os assuntos destacados estiveram as condições das estradas da zona rural, a preocupação com os prejuízos causados pela enchente e o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental que será votado na Câmara na próxima terça-feira.

Os parlamentares salientaram o papel da Câmara e a importância da ação de descentralização das sessões para aproximar a comunidade das atividades parlamentares. Da autoria do vereador Irani Fernandes, foram aprovados requerimentos ao Poder Executivo pedindo a implantação do posto de saúde no Imbaá, também ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) solicitando o recuo no acostamento, construção de parada de ônibus e colocação de redutores de velocidade nas imediações da entrada e saída da localidade.

              Na reunião, foi aprovado o projeto de lei que autoriza o município a contratar financiamento junto a Caixa Econômica Federal. O Secretário Municipal de Planejamento, Diego Roque, esclareceu que a matéria complementa a ação para aprovação de Carta Consulta junto ao Programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades, e aplicação no custeio das obras de qualificação e infraestrutura da avenida Setembrino de Carvalho.

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