Notícias

Divulgados locais e horários das provas para Concurso da Câmara Municipal

              A realização das provas do Concurso Público 01/2015 da Câmara de Uruguaiana será no Instituto Estadual Romaguera Correa no dia 12 de abril (domingo). Os editais de homologação Oficial das Inscrições e de data, horário e local das provas foram publicados nesta quinta-feira, dia 2 de abril de 2015, conforme cronograma. A Lista Oficial de Inscritos encontra-se disponível no site da Fundatec www.fundatec.org.br, assim como o detalhamento para as provas aos candidatos com consulta ao endereço do local de prova e número da sala.

              No turno da manhã, às 8h30min, os candidatos ao cargo de Contador terão cinco horas para resolução da Prova Teórico-Objetiva, preenchimento da Grade de Respostas e da Folha Definitiva da Prova de Redação e os candidatos ao cargo de Procurador Jurídico Legislativo terão cinco horas para resolução da Prova Teórico-Objetiva e preenchimento da Grade de Respostas.

             No turno da tarde, às 15h30min, os candidatos ao cargo de Procurador Jurídico Legislativo terão quatro horas para o preenchimento da Folha Definitiva da Prova Discursiva e Peça Processual; os candidatos ao cargo de Agente de Patrimônio quatro horas para resolução da Prova Teórico-Objetiva, preenchimento da Grade de Respostas e da Folha Definitiva da Prova de Redação.

Câmara participa de seminário no dia da Conscientização do Autismo

       O Parlamento de Uruguaiana participou do 1º Seminário Autismo Sem Fronteira realizado nesta quinta-feira, dia 2 de abril de 2015, no salão Paroquial da Igreja Catedral de Santana. A presidente, vereadora Jussara Osório (PSDB), acompanhada dos vereadores Ronnie Mello (PP) e Irani Fernandes (PP) prestigiaram o evento que contou com grande adesão da comunidade e painéis sobre o transtorno do espectro autista.

       O seminário foi organizado pela Associação dos Autistas Sem Fronteiras, com apoio da Universidade Federal do Pampa e da Prefeitura de Uruguaiana. “O debate sobre este tema, neste seminário que mobilizou tantos uruguaianenses, nos permite pensar o futuro, abrindo caminhos para o crescimento da conscientização e da luta pelos direitos de autistas”, frisou a presidente Jussara.

Sobre o Autismo

              O autismo é um transtorno do desenvolvimento que interfere na comunicação, socialização e comportamento. Destaca-se a necessidade do diagnóstico médico precoce para evolução e desenvolvimento da criança, com assistência integral entre família, criança e profissionais da saúde como psicólogos, médicos, fisioterapeutas e psicopedagogo.

                    Entre os sinais que a criança pode apresentar dificuldade de se relacionar; choro ou risadas fora do contexto em que se encontra; aumento da percepção de gostos, sensibilidade visual e auditiva; ausência da fala ou fala com dificuldade, expressa-se melhor sobre assuntos do seu interesse; presença de movimentos repetitivos e hiperatividade; dificuldade de lidar com alterações de rotina e brincadeiras com objetos e brinquedos de forma incomum. O indivíduo que possui o transtorno do espectro autismo pode desenvolver muitas outras habilidades como nas áreas de matemática, arte, informática e lógica e música.

Segurança para Uruguaiana é reivindicada junto à Secretaria do Estado

          Durante encontro de Comitiva de Uruguaiana com o secretário de Segurança do Estado, Wantuir Jacini, nesta quarta-feira, dia 1 de abril de 2015, o representante da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello (PP), corroborou a fundamental importância de atenção à segurança na fronteira oeste e entregou documento reforçando a necessidade de perito criminal lotado em Uruguaiana, reivindicado pelos demais parlamentares.

      O secretário informou que a previsão de nomeação de Policiais Civis e Militares depende da iniciativa da Secretaria da Fazenda e do Governador. A autoridade anunciou visita à Uruguaiana com equipe da secretaria para averiguar as condições dos órgãos de segurança pública sob o comando do Estado no município e buscar soluções para os problemas relatados.

                    A crescente dos índices de violência e a falta de segurança no entorno do Porto Seco de Uruguaiana foi destaque no encontro, com destaque para as consequências da situação como mudança de rotas de empresas que operam internacionalmente e desemprego na área. Entre os pleitos apontados pela Comitiva de Uruguaiana na reunião estão aumento no contingente de policiais atuantes em Uruguaiana; melhor atendimento no entorno Porto Seco; estudo por parte da Secretaria de Segurança Pública da possibilidade de direcionar à principal cidade do Oeste do Estado um comando regional da Brigada Militar e instalação de uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) no município.

Câmara presente no início do ano Legislativo em Libres

         A Câmara Municipal de Uruguaiana prestigiou o início do período de sessões ordinárias do Poder Legislativo de Paso de Los Libres nesta quarta-feira, dia 1 de abril de 2015. A presidente, vereadora Jussara Osório (PSDB) e o vereador Irani Fernandes (PP), transmitiram à presidente do Conselho Deliberante da cidade argentina, Suzana Espinoza, os votos do Parlamento de Uruguaiana pela continuidade no trabalho de integração realizado entre os Legislativos.

          Na ocasião estiveram presentes o Intendente Municipal de Libres, Raúl Demesio, vereadores e demais autoridades argentinas.

Câmara solicita efetivo funcionamento de Nota Eletrônica

         Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 26 de março de 2015, foi aprovada indicação de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT) solicitando o pagamento do provedor da Nota Fiscal Eletrônica para o funcionamento efetivo. O funcionamento do sistema de arrecadação adotado para agilizar os processos de registros e emissão de Nota Fiscal está prejudicado. De acordo com o parlamentar, os usuários do sistema têm relatado prejuízos com constantes falhas no sistema.

Legislativo trabalha por investimentos na Ponte do Ibicuí

            A Câmara Municipal de Uruguaiana dá continuidade ao trabalho em prol da construção de nova ponte sob o Rio Ibicuí, tratado em conjunto com a Câmara de Itaqui desde 2014. Nesta quinta-feira, dia 26 de março de 2015, por solicitação dos vereadores Rafael Alves (SDD) e Adalberto Silva (PP), foi definida a criação de Comissão Especial no Parlamento uruguaianense para tratar do assunto.

         Em dezembro, aconteceu audiência de representantes de Itaqui em Brasília com a Comissão de Aviação e Transportes da Câmara Federal e Ministério dos Transportes para apresentar a situação da ponte e intervir por recursos para investimentos no local. A demanda frisada foi a necessidade de duplicação da via de mão única construída na época do Império.

            A Comissão de Uruguaiana tem até 180 dias para conclusão das atividades. Entre as ações projetadas está o pleito pela liberação de 100 milhões de reais previstos em emenda no orçamento da União para aplicação na nova ponte. A comunidade pode participar através de abaixo-assinado, disponível nos gabinetes dos vereadores, que será entregue às autoridades federais em maio.

Prefeito fala de perspectiva para 2015 na Câmara

           Na sessão desta quinta-feira, dia 26 de março de 2015, o prefeito Luiz Augusto Schneider, esteve na Câmara Municipal para explanar sobre a perspectiva de governo para a gestão 2015. No espaço proposto pelo vereador Fernando Tarragó (PSDB), o prefeito anunciou aos vereadores as alterações realizadas no quadro de cargos de confiança da Prefeitura, com a presença do novo secretário de Governo, Paulo Henrique Inda e Assessor Legislativo, Luis Franco Malfussi.

“A situação financeira é difícil, 2015 será um desafio para a administração pública”, declarou o prefeito ao frisar os reajustes orçamentários previstos na União e no Estado que afetarão os recursos municipais. Na ocasião, os vereadores questionaram os valores da dívida do município, expuseram a preocupação com a gestão de prioridades da administração e solicitaram disponibilidade para o atendimento de encaminhamentos dos legisladores.

           Entre os assuntos destacados estiveram o andamento do Plano de Mobilidade do município; a necessidade de criar estrutura moderna de arrecadação de recursos e a relevância da gestão pautar as ações de acordo com o estabelecido na Lei Orgânica do Município e na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Associação de Engenheiros Agrícolas utilizam espaço da tribuna

       As atividades da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Uruguaiana foram relatadas pelo presidente, Cassio Comisi, na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 26 de março de 2015. A iniciativa do vereador Marcelo Lemos (PDT) possibilitou a fala do profissional sobre o potencial agrícola do município.

           O presidente destacou a importância de trabalhar a diversificação de culturas no solo para aumentar a produtividade em Uruguaiana, ainda projetou a divulgação no Legislativo de estudo sobre as reservas legais no município e como estas áreas afetam a produção agrícola. As reservas são os locais no interior de uma propriedade ou posse rural com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.

CPI é instalada no Parlamento

            Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 26 de março de 2015, foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os assuntos tratados em audiência pública na última semana sobre o contrato firmado entre município e empresa concessionária do Serviço Público de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário, Odebrecht Ambiental.

               Durante o período de trabalho serão averiguadas as condições que antecederam o Processo Licitatório verificando suas possíveis irregularidades, e a comprovação da efetiva execução do contrato pela empresa. A CPI é presidida pelo vereador Irani Fernandes (PP), vice-presidente, Carlos Eduardo Espíndola Alves, a relatoria é do vereador Marcelo Lemos (PDT). Ainda integram a Comissão os vereadores Rafael Alves (SDD) e Egídio Carvalho (PSDB). O prazo para término das atividades é de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual prazo.

              Conforme estabelece o Regimento Interno, os membros das Comissões, no interesse da investigação, poderão, em conjunto ou isoladamente proceder vistorias e levantamentos nas repartições públicas municipais e entidades descentralizadas; requisitar de seus responsáveis a exibição de documentos e a prestação dos esclarecimentos necessários; entre outras atividades.

Câmara questiona adesão ao Passe Livre Intermunicipal

          A Comissão de Serviços Municipais recebeu nesta quarta-feira, dia 25 de março de 2015, a visita de Cleci da Rosa reivindicando a intervenção da Câmara Municipal junto ao Poder Executivo para disponibilizar transporte aos uruguaianenses que deslocam-se em razão de estudos para Alegrete. Tratam-se de 42 alunos em curso na escola agrícola que buscam os subsídios para dar seguimento à qualificação profissional.

          No encontro, estiveram presentes o vereador presidente da Comissão, vereador Rafael Alves, Gilberto Risso, Marcelo Lemos, Ronnie Mello e Irani Fernandes. Os parlamentares questionarão a adesão do município no Programa Passe Livre Estudantil do Governo do Estado que concede gratuidade transporte público intermunicipal a estudantes de instituições de ensino técnico e superior que residam em município diferente ao de sua residência mediante subsídio integral da tarifa.

Projetos sobre Minha Casa, Minha Vida, Distrito Policial e Lojas Francas tramitam na Casa

              As Comissões Técnicas da Câmara Municipal receberão para análise projetos de Lei sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, o funcionamento de Lojas Francas e a doação de área ao Estado do Rio Grande do Sul. A partir do recebimento das matérias que serão apreciadas em regime de urgência, a Comissão tem 45 dias para exarar pareceres sobre os projetos que serão votados em plenário.

                 O projeto 012/2015 altera a Lei que dispõe sobre novo empreendimento do Programa Minha Casa no Salso de Baixo, permitindo a dispensa, por parte da construtora, do pagamento da Taxa de Licença para execução de Obras ou Serviços de Engenharia e da Taxa de Vistoria e Habite-se. As isenções serão abatidas no custo unitário das unidades, favorecendo as famílias contempladas no empreendimento.

               Referente à doação da área ao Estado, trata-se da necessidade da medida para execução de obras de ampliação da infraestrutura e benfeitorias nas instalações do 2º Distrito Policial de Uruguaiana. Atualmente o espaço está sob concessão de uso, a título precário, ao Estado, situação que impede maiores investimentos do Governo Estadual.

              A autorização para o funcionamento de lojas francas, estabelecimentos comerciais que tenham tratamento tributário diferenciado para a venda de mercadoria nacional ou estrangeira contra pagamento em moeda nacional ou estrangeira, também foi apresentado na sessão de terça-feira, dia 24. No projeto consta a necessidade de regularidade dos estabelecimentos com a legislação federal e as normas propostas pela Receita Federal do Brasil, além a constituição de Comissão Especial de Instalação do município juntamente das entidades empresariais para elaborar regulamentação específica no que diz respeito ao horário de funcionamento, zoneamento das localidades propícias à instalação e análise de projetos de implantação.

25 de março de 2015

Santa Casa apresenta situação financeira à Comissão de Saúde

               O hospital Santa Casa de Caridade expôs à Câmara Municipal a sua situação financeira. Em documento foi registrada a necessidade de incentivo financeiro para a manutenção dos serviços de neurocirurgia e cardiologia; do deficit de 300 leitos conforme a Secretaria Estadual de Saúde; e do investimento para projetos de ampliação.

A Santa Casa da Caridade atende mais de 90% Sistema Único de Saúde, tem 240 leitos, 750 colaboradores e 110 médicos que realizam mais de 60 mil atendimentos no pronto-socorro, 8 mil internações, 116 mil atendimentos ambulatoriais. Em 2014, a entidade precisou buscar junto às instituições financeiras recurso para arcar com seus compromissos, em virtude da falta de repasses dos valores de faturamento referente aos meses de outubro e novembro.

             De acordo com a direção, para dar-se atendimento aos pacientes, é necessário o aporte financeiro relacionado aos incentivos da neonatologia, cardiologia e neurologia, valor mensal de R$ 700.000,00. Quanto ao serviço de neurologia e cardiologia, esclarece-se que na assinatura do contrato com o Estado anunciada a necessidade de aplicação de recursos para que a instituição pudesse assumir essas habilitações, entretanto, esses valores não foram contemplados. O pleito é pelo valor de R$ 600.000,00 para os dois serviços como incentivo e co-financiamento.

            A execução do maior projeto que contempla as demandas reprimidas de internação com aumento de 116 leitos custará R$ 8.000.000,00. Também há manutenção da alteração da UTI Pediátrica para UTI Neonatal, ampliação da oncologia e da área de diagnóstico e aquisição de ressonância magnética, entre outros.

               As condições foram apresentadas à Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal na quarta-feira, dia 18, que buscará providências quanto ao repasse dos valores devidos da Prefeitura e do Governo Estadual.

24 de março de 2015

Voluntárias da Pastoral da Criança recebem reconhecimento da Câmara

            O trabalho voluntário da Pastoral da Criança desenvolvido há 30 anos em Uruguaiana foi valorizado pela Câmara Municipal de Uruguaiana. O reconhecimento proposto pelo vereador Irani Fernandes (PP) foi entrega na quinta-feira, dia 19 de março de 2015, por meio de certificados às coordenadoras paroquiais do município. Na oportunidade, foi reverenciado o empenho das voluntárias cristãs no auxílio da redução da mortalidade infantil, controle da desnutrição, desenvolvimento dos potenciais das crianças e prevenção da marginalidade, através do trabalho com gestantes, crianças até seis anos e família.

          A Pastoral da Criança está presente em todos os estados brasileiros e em outros 17 países da África, Ásia, América Latina e Caribe, atuando para orientar e acompanhar as famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. “Não poderíamos deixar de prestar esta singela, mas merecida homenagem ao trabalho dessas pessoas que trabalham com amor e dedicação pelas nossas crianças de Uruguaiana”, declarou o vereador Irani ao relatar a mobilização das voluntárias pela melhoria na qualidade de vida das famílias uruguaianenses.

Cpers solicita apoio para melhorias no IPE

            A precariedade na prestação de serviço do Instituto de Previdência do Estado (IPE) em Uruguaiana volta a pauta da Câmara Municipal. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Jussara Osório, recebeu nesta sexta-feira, dia 20 de março de 2015, a presidente do Cpers-Sindicato, Helenir Oliveira, e diretora geral do 21º Núcleo, Zila Teresinha Soares Fidell, para tratar das dificuldades enfrentadas pelos usuários do IPE em Uruguaiana.

             O descredenciamento de médicos IPE, a falta de pronto atendimento, as cobranças indevidas e a inexistência de médicos em algumas especialidades como pediatria, anestesia e oftalmologia ainda são problemas recorrentes para os conveniados. A presidente do Cpers relatou que a situação também é característica em outros municípios do Rio Grande Sul, dessa forma haverá mobilização estadual da categoria reivindicando providências do Governo Estadual.

           Em 2014, a Câmara Municipal realizou audiência pública onde o debate e as sugestões para melhorias foram destacadas. A presidente do Parlamento disponibilizou a Câmara para dar seguimento ao pleito da categoria, garantindo o apoio do Legislativo para as atividades de iniciativa do Cpers.

Providências para destinação adequada de lixo são esclarecidas no Parlamento

         20 de março de 2015

                O andamento para a implantação do sistema de transbordo de lixo de Uruguaiana foi tratado na Câmara Municipal. Representando a secretaria de Meio Ambiente, o secretário Rogério de Moraes e o biólogo, Luis Bortoluzzi, também o relator do projeto do Grupo de Assessoramento para discussão e apresentação de propostas à destinação final de resíduos sólidos urbanos, General José Alberto Leal, detalharam as providências tomadas pelo Poder Executivo para a adequada destinação do lixo de Uruguaiana, por solicitação do vereador Fernando Tarragó (PSDB).

         Na ocasião foi apresentado o relatório final do Grupo de Assessoramento, aprovado em janeiro de 2015, que indica as propostas mais indicadas para a destinação dos resíduos. Os quase 30 anos de atraso nas providências foram frisadas pela secretaria, elencando a não execução do definido no Plano Diretor de 1988, de ação civil de melhoria de sistema em 1993 e do Termo de Ajustamento de Conduta para o fechamento do lixão em 2006, e que apenas em 2013, o projeto para a gestão de resíduos foi iniciado.

Ações do Executivo em andamento

          Em 2014, a Câmara Municipal aprovou a alteração na contribuição da taxa de lixo com a exigência de ser definida em janeiro de 2015 as providências sobre uma forma alternativa e permanente de descarte dos resíduos. O vereador Tarragó questionou o destino dos recursos e o atraso no cumprimento desta afirmação considerando que a cobrança da nova taxa está em vigor, mas o transbordo foi não iniciado.

           O secretário esclareceu que houve morosidade na concessão de licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, dessa forma, a construção da base para a realização do transbordo do lixo foi prejudicada. A autoridade estabeleceu o prazo de 60 dias para a aplicação da medida, e garantiu que os recursos estão depositados em fundo municipal, aguardando o início da operação de transbordo.

           Neste contexto, o secretário apontou a existência do lixão que deverá sofrer o processo de remediação do local, o projeto em andamento de aterro sanitário para o depósito adequado de material, a polêmica recorrente por novas tecnologias de transformação dos resíduos e a gestão de coleta seletiva em parceria com as associações de catadores.

            A Coleta Seletiva Solidária tem 35% em execução, na próxima semana representará 60% com a parceria com mais uma associação e até junho, a meta é cobrir 100% do município. Em 10 de abril o centro de triagem, hoje feito provisoriamente no IRGA, deve ser inaugurado.

Colaboração dos munícipes

             A necessidade do desenvolvimento da consciência ecológica dos cidadãos foi frisada pelo presidente do Grupo de Assessoramento à destinação final de resíduos sólidos urbanos. Entre as atitudes que podem ser tomadas está a iniciativa de separação dos resíduos em residências e a denúncia sobre a formação de novos lixões ou lugares irregulares como depósito.

Ações do documento