Nota Fiscal Eletrônica é debatida em Audiência Pública

Esclarecimentos sobre a utilização e a implantação da Nota Fiscal Eletrônica foram realizados em audiência pública na Câmara Municipal de Uruguaiana, dia 13 de março de 2014. O evento proposto pelo vereador Marcelo Lemos contou com a presença de autoridades do Poder Executivo, contadores e empresários interessados nas informações sobre o sistema de arrecadação.

O secretário da Fazenda, Luiz Henrique Fanti, explanou sobre os procedimentos para adesão à Nota e apresentou as vantagens do sistema para os usuários e o Poder Público. Entre os pontos expostos esteve a agilidade nos processos de registros a medida que os dados são informados automaticamente, redução de custos de impressão do documento fiscal e redução de erros entre os envolvidos nas transações comerciais.

Durante a manifestação dos presentes, reivindicações foram apresentadas como qualificação do treinamento dos servidores responsáveis pela divulgação de informações, flexibilidade nos prazos e sanções neste inicio de adaptação ao sistema e a melhorias na metodologia de fiscalização. Os problema enfrentados na semana passada pelos usuários da Nota com a interrupção do sinal para emissão das notas na Prefeitura também foram relatados.

De acordo com o vereador Marcelo, o público esclareceu as dúvidas e o debate gerou os avanços a serem estudados para melhorias e democratização do sistema. “Apenas um terço dos prestadores de serviços cadastrados na Prefeitura aderiam a Nota Fiscal de Serviços, na audiência ficaram claras as vantagens e a necessidade de adesão à Nota”, considerou.