No trânsito, escolha a vida” chama atenção no “Maio Amarelo”

Encontro sobre a campanha “Maio Amarelo” foi realizado na Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 17 de maio de 2023, através da Comissão de Serviços Municipais. O evento contou com forças da segurança, centros de formação de condutores e vereadores, proponente Clemente Correa, Adenildo Padovan, Marcelo Lemos, Paulo Kleinubing e Cristiano Bonapace.

Na oportunidade, as autoridades e profissionais compartilharam dados e diversas situações de risco no trânsito, enfatizando a importância do respeito às regras como meio de preservar vidas. Também discutiram a necessidade de conscientização dos motoristas, os elevados índices nacionais de mortes e feridos nas vias, os impactos na saúde pública e as atividades preventivas e repressivas desenvolvidas pelas instituições.

Entre as principais causas de mortes no trânsito mencionadas, destacaram-se: a condução sob influência de álcool, o excesso de velocidade, a falta de uso do cinto de segurança e do capacete. De acordo com informações apresentadas pela Brigada Militar, acidentes de trânsito ao redor do mundo causam cerca de 1,3 milhão de mortes evitáveis e aproximadamente 50 milhões de feridos anualmente, tornando-se a principal causa de morte entre crianças e jovens globalmente. Estima-se que, nas circunstâncias atuais, esses números cheguem a mais de 13 milhões de mortes e cerca de 500 milhões de feridos na próxima década.

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito destacou que 43% dos acidentes de trânsito ocorrem devido ao não cumprimento da sinalização viária, como placas de pare e semáforos. Além disso, 47% dos acidentes são causados por falhas humanas, que vão desde a falta de atenção dos condutores até o desrespeito às leis de trânsito, como o excesso de velocidade e o uso de celular ao volante. Apenas 5% dos acidentes têm origem em falhas mecânicas nos veículos.

Também participaram do evento a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o 1º Batalhão de Policiamento de Fronteira, a Guarda Municipal e representantes dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) Shaloon e Uruguaiana.