Necessidade de criação do Conselho de proteção aos animais é reforçada

A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará ao Poder Executivo indicação para criar o Conselho e o Fundo Municipal de Proteção aos Animais.

A proposta de autoria do vereador Rafael Alves (MDB) foi aprovada na reunião desta terça-feira, dia 30 de outubro de 2018.

A sugestão já foi apresentada pelo parlamentar em outras oportunidades e segue com minuta de Projeto de Lei anexada. O objetivo é implementar ações destinadas à proteção do bem-estar dos animais no município e captar recursos financeiros para a causa.

Entre as atribuições do órgão deverá estar promover a defesa dos direitos e as obrigações vinculados à proteção da vida animal; propor ações de educação ambiental no amparo à vida dos animais nas escolas públicas e privadas; definir a aplicação e fiscalizar as ações realizadas com os recursos financeiros e promover e colaborar em estudos, planos e campanhas de conscientização de guarda responsável.

“Pensamos na educação preventiva da população sobre posse responsável somada às ações da redução da natalidade e inclusão dos moradores nas questões de saúde animal e pública, inclusive com a participação neste processo para que se tornem multiplicadores da causa animal”, contextualizou Rafael Alves.