Movimento LGBTQIA+ em destaque na Câmara

O espaço da tribuna livre do dia 1º de setembro foi destinado ao movimento LGBTQIA+ e a 15ª Parada da Diversidade da Fronteira Oeste. Por proposição da vereadora Marcia Fumagalli (PSB), as representantes do movimento, Di Pablo e Bruna Montsserrat, explanaram sobre o tema e as ações.

Conforme exposto, em Uruguaiana são cadastradas 1785 famílias LGBTQIA+, que precisam de políticas públicas direcionadas. “É um número expressivo de pessoas sem visibilidade no mercado de trabalho, na saúde, na política, que não tem espaço de fala e clamam pela liberdade de expressão”, afirmou Di Pablo.

Também registrou que o município não tem projetos específicos de apoio dessa comunidade e os números de prostituição e evasão são os maiores por falta de oportunidades, acolhimento, conhecimento e olhar atento às famílias.

A 15ª Parada de Diversidade em Uruguaiana acontecerá dia 25 de setembro, a partir das 14h no Parcão, com o tema: Somos uma comunidade, junte-se a nós. O evento é o 3º maior do estado, com previsão de 10 mil pessoas e já confirmados 15 ônibus vindo de todo o país. Haverá expositores e apresentações artísticas.

O objetivo da causa LGBTQIA+ é incluir e acolher todos que não se identificam na causa feminina ou masculina, e simpatizantes. “Queremos mostrar o que somos: mais do que dança e afeto, mais do que as pessoas eram acostumava a ver. Que somos uma comunidade com conteúdo e que vivemos civilizadamente”, contextualizou Di Pablo.