Mesa diretora propõe medida para otimizar as reuniões

Projeto de resolução alterando o Regimento Interno da Câmara Municipal de Uruguaiana sobre a apreciação da ata nas reuniões.

A proposta da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Adenildo Padovan, objetiva aprimorar e modernizar as reuniões de terças e quintas-feiras.

Dentre as mudanças, destaca-se a proposta de dispensar a leitura da ata na abertura das reuniões, permitindo que os vereadores tenham acesso prévio para leitura e conferência, com antecedência mínima de 24 horas da reunião seguinte ao documento, e que a discussão ocorra de forma mais ágil durante a sessão.

Os cidadãos também têm acesso ao documento e à ordem do dia (fase da sessão em que são discutidas e votadas as matérias incluídas na pauta). As informações estão disponíveis no site da Câmara, através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) ou diretamente no link: sapl.uruguaiana.rs.leg.br, na página Sessão Plenária.

Além disso, a matéria busca adequar o regimento interno à realidade legislativa atual, eliminando a exigência da leitura das atas ao final das reuniões solenes. Essas medidas têm como objetivo tornar nossas reuniões mais eficientes, dinâmicas e alinhadas com as práticas contemporâneas de gestão legislativa.

“O atual Regimento Interno da Câmara é datado de 1994, e é essencial que estejamos constantemente atualizando-o para melhor atender às necessidades e demandas da nossa comunidade. É preciso aprimorar as ferramentas para uma gestão mais eficiente, transparente e ágil, beneficiando a todos os envolvidos no processo legislativo”, justifica Padovan.

O Projeto apresentado na reunião do dia 19 de março de 2024 será encaminhado para análise das Comissões Técnicas da Casa Legislativa.