Mês para conscientizar sobre esclerose múltipla pode ser instituído

Projeto de lei que institui a campanha “Agosto Laranja - Mês de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla” em Uruguaiana será analisado pela Câmara Municipal.

A proposta de autoria do vereador Carlos Delgado (Progressistas) foi apresentada dia 31 de agosto de 2023.

Trata-se de um mês oficializado no calendário oficial, dedicado à elaboração de ações educativas de conscientização, divulgação e tratamento da Esclerose Múltipla, também nas Unidades Básicas de Saúde. Ente os objetivos está a inserção do tema na comunidade como um todo; o alerta à sociedade de que o maior conhecimento sobre a doença pode contribuir para o fornecimento de qualidade de vida e retardamento dos sintomas; e a a reflexão sobre inúmeras situações discriminatórias.

“A proposta visa promover a conscientização sobre a EM e suas implicações, visando aumentar o conhecimento da população em geral e dos profissionais de saúde sobre a doença. O objetivo é também estimular o diagnóstico precoce, o que permite o início do tratamento adequado, que pode retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, justifica Delgado.

Esclerose múltipla é uma doença neurológica que mais afeta jovens adultos no mundo (a idade média ao diagnóstico é de 30 anos), sendo na sua maioria, mulheres. É crônica, progressiva e autoimune, ou seja, as células de defesa do corpo atacam o próprio sistema nervoso central, cérebro e medula espinhal, destruindo o tecido protetor (mielina), que envolve as fibras nervosas, impedindo ou alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo.

Um exemplo do que ocorre na EM: os estímulos cerebrais que o cérebro envia à mão, não chegam adequadamente, causando paralisia, dormência ou incoordenação do movimento.

Conforme o PL, as atividades poderão contar com a cooperação da iniciativa privada, de entidades civis ou de organizações profissionais ou científicas que, a critério do Poder Executivo, possam prestar esclarecimentos e informações sobre a doença.