Medidas para reduzir fiação excedente nos postes foram discutidas na Câmara

A Comissão de Serviços Municipais e Segurança Pública promoveu reunião extraordinária para tratar de providências sobre a remoção do cabeamento de telefonia, TV e internet em desuso junto aos postes de iluminação pública.

No dia 27 de março de 2024, estiveram reunidos o presidente do legislativo e autor da Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de alinhamento de cabos e fiação aérea e remoção dos excedentes e sem uso, vereador Adenildo Padovan, com presidente da Comissão, vereador Clemente Correa, e os vereadores Zulma Ancinello, Egídio Carvalho, Carlos Delgado e Juca (Joalcei Alves)

Também do Poder Executivo, secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Santariano, e de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Maikol Goulart. As empresas que utilizam a rede aérea estiveram representadas como RGE SUL, Thiago Oliveira Paz; da Claro TV e Internet, Roberto Castro; da Vip + Internet, Jony Madya; da Amigo Avato Internet, José Nilson da Silva; e da empresa G Pasi, Germann Pasi.

Entre os problemas causados pelo excedente de fiação, destacou-se o risco à segurança de pedestres, motoristas de veículos e profissionais da manutenção dos postes. Os presentes informaram que, atualmente, a maioria dos problemas relatados na reunião são ocasionados pela empresa OI de telefonia TV e internet, sem operação no município.

Também a realização, em 2023, de mutirão para remoção dos cabos inoperantes, bem como realização de reparos de rede em conjunto com as demais operadoras presentes, sendo suspenso por corte errôneo na linha de uma das instituições efetuado por empresa diversa, motivo este, que inviabilizou a retomada de novos mutirões.

Após ouvir os encaminhamentos, ficou acordado um mutirão entre as empresas, a RGE e a Prefeitura para tratar da retirada do material que está causando os problemas, bem como o direcionamento ao Ministério Público da ata que tratou do assunto para as providências cabíveis e responsabilização.