Medidas de proteção do patrimônio cultural são indicadas

A proteção do patrimônio cultural de Uruguaiana é tratada em indicação da Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

Proposta de projeto de lei sobre a demanda foi apresentada pelo vereador Marcelo Lemos (PDT) na reunião do dia 31 de maio de 2022.

A regulamentação sugerida dispõe sobre os instrumentos de proteção; o procedimento de inventário; dos atos de tombamento, de registro e vigilância; da fiscalização; das penalidades aos proprietários; dos incentivos a bens imóveis; e do Conselho Municipal de Política Cultural.

“Precisamos da criação de uma política pública que seja claramente voltada para a promoção e defesa do Patrimônio Cultural uruguaianense, mediante ferramentas específicas voltadas para a gestão adequada e eficiente do Patrimônio Cultural”, registra o parlamentar.

A matéria foi produzida em parceria técnica com o Professor e Historiador, Dagoberto Alvim.