Matérias sobre prevenção e atendimento a diabéticos são apresentadas

Medidas em atenção à doença “Diabetes tipo 1” foram apresentadas na reunião do dia 12 de março de 2024.

O vereador Marcelo Lemos (PDT), autor das matérias, registrou que as propostas foram abordadas por pacientes e famílias de diabéticos em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana. Indicação será encaminhada ao Poder Executivo para realização de estudos sobre a implementação de testes de glicemia para detectar a doença em recém-nascidos durante os exames de rotina.

O diabetes tipo 1 é uma condição crônica que pode ser diagnosticada em idades precoces da vida, sendo fundamental para garantir um tratamento eficaz e prevenir complicações a longo prazo. Segundo o vereador, a implementação desse procedimento permite que os profissionais de saúde intervenham precocemente, oferecendo o suporte necessário aos bebês e às suas famílias.

Na oportunidade, também foi apresentado projeto de lei que estabelece prazo de validade indeterminado para laudo médico que atesta o Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). O atestado poderá ser emitido por profissional da rede de saúde pública ou privada, observados os demais requisitos para a sua emissão, e terão prazo indeterminado para os efeitos legais no município. O PL foi encaminhado às Comissões Técnicas da Casa Legislativa.

O vereador destaca que as iniciativas visam promover a saúde e o bem-estar de pessoas com diabetes e melhorar o serviço em saúde para esses pacientes. “Levantamento revela um aumento anual de aproximadamente 5% no número de casos no país. Diagnóstico precoce é fundamental e a doença não tem cura, assim é desnecessário repetir laudos”, justifica Marcelo.