Má qualidade do serviço de água e esgoto é destaque em audiência

A Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal realizou audiência pública sobre o serviço prestado pela concessionária de água potável e esgotamento sanitário do município na sexta-feira, dia 25 de agosto. Na ocasião manifestaram-se os vereadores, as autoridades presentes e o público que lotou o plenário. Destacou-se a ausência de representante da empresa responsável pelo serviço, BRK Ambiental, para esclarecimentos; as inúmeras reclamações de munícipes sobre as obras executadas; o esgotamento sanitário com problemas e o aumento das tarifas.

Participaram da mesa de trabalho o presidente da Comissão, vereador Clemente Corrêa (PSDB); presidente da Câmara, vereador Fernando Tarragó (PSD); vereadores Zulma Ancinello (PRB); Suzana Alves (PRB); Elton da Rocha (PP); Vilson Brites (PMDB) e Mano Gás (PSDB). Também secretário municipal de Administração, Ricardo San Pedro; engenheiro fiscal da Comissão sobre o assunto na Prefeitura, Osmar Saldanha; representando o Sindiágua, Rogério Ferraz; da Associação de Defesa do Consumidor, João Carlos dos Santos e vereador da Barra do Quaraí, Fernando Balbuena.

Público manifestou-se sobre insatisfações

O presidente da Comissão introduziu o evento relatando as falhas no serviço e a falta de licenciamento da empresa, seguido do objetivo da audiência de colher informações para subsidiar providências para melhorias no serviço. Os procedimentos administrativos realizados pela Prefeitura para a fiscalização foram expostos, como geração de multas e criação de Comissão Especial para averiguar a inexecução dos dispositivos do contrato. Houve notoriedade para a poluição ambiental gerada pelos serviços da empresa que, notoriamente, tem jogado esgoto in natura no Rio Uruguai.

A audiência pública foi concluída com o relatório das sugestões e medidas que deverão ser executadas. Entre elas a realização de auditoria externa sobre o cumprimento dos serviços, convocação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (AGERGS) para esclarecimentos, busca de informações sobre licenciamento e descumprimento contratual, ainda encaminhamento do averiguado ao Ministério Público.