Luta de mulheres indígenas é registrada na Câmara

Na semana do Dia Internacional da Mulher Indígena (05/09), o assunto foi tratado na Câmara Municipal de Uruguaiana. Participou da reunião do dia 8 de setembro de 2022, a representante da Etnia Charrua, Olivia Ona Escalante, por proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT).

Na oportunidade, foi destacada a importância da data como marco de apoio à luta das mulheres indígenas por justiça social e em defesa dos direitos individuais e coletivos de seus povos. A data homenageia a liderança Bartolina Sisa, símbolo das resistências indígena e camponesa na história colonial da América do Sul.

“Esse dia é para lembrarmos de milhares de mulheres que morreram na luta contra discriminação e abusos acometidos aos povos indígenas ao longo da história. Nós só pedimos dignidade para podermos viver e respeito pela nossa cultura e tradição”, registrou.

Durante a reunião, também foi prestada homenagem a representante da descendência indígena em Uruguaiana, a pajé Marinildomar de Barros Costas, conhecida como “Dona Índia”.