Livro “Rio Uruguai: Contribuições Científicas” foi lançado em sessão especial

A Câmara Municipal de Uruguaiana foi palco para o lançamento da 2ª edição, revisada e ampliada) do livro “Rio Uruguai: Contribuições Científicas”. Por proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT), sessão especial foi realizada no dia 29 de março de 2023 para o ato.

A obra é uma coletânea de trabalhos realizado pelos pesquisadores da Unipampa e colaboradores sobre vários aspectos que envolvem o manejo e a conservação do rio. São tratados aspectos da educação ambiental, qualidade da água da bacia do rio uruguai, biologia, ecologia, conservação e cultivo de peixe, além de aspectos toxicológicos que afligem o rio.

“Mesmo com grande debilidades temos grandes riquezas: o Uruguai, nossa maior riqueza natural; a ponte internacional, maior riqueza estrutural e a UNIPAMPA, nossa maior riqueza. Estamos em uma data histórica, não só de lançamento de um livro, mas compartilhamento de conhecimento profundo a toda uma comunidade que tem o Rio, a ser defendido”, refletiu Marcelo Lemos reconhecendo a importância da obra e da Unipampa para o desenvolvimento de Uruguaiana.

Na oportunidade, Querol discorreu sobre o livro explicando sua composição e informou que está disponibilizada digitalmente, e-book, de forma gratuita. “A finalidade é que todos possam apreciar, agradecendo os autores. Destaco a qualidade do trabalho de todos que participaram e a importante contribuição da obra para o desenvolvimento econômico, social, comercial e industrial, pautados nos subsídios abordados e com os princípios de respeito ao maior patrimônio da população, o rio Uruguai”, afirmou o vice-reitor da UNIPAMPA.

Durante as manifestações, os presentes registraram que a publicação é uma oportunidade de todos conhecerem o rio; a necessidade de atenção, interesse e cuidado com o Uruguai; o seu potencial econômico e social; e a potencialidade do material ser trabalhado em escolas, tornando os jovens estudantes agentes transformadores da nossa sociedade na preservação e exploração sustentável do Rio.

O proponente presidiu a solenidade, com o reitor da UNIPAMPA, Roberlaine Ribeiro Jorge; Diretora de Cultura, Maisa Jacques; Diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia; Gerente do Ibama, Sinval Ledur Kist; do Pelotão Ambiental, 2ª SGT Igor Kulisch; e os autores do livro, Marcus Vinícius Morini Querol, Antônio Cleber da Silva Camargo, Michel Mansur Machado, Edward Frederico Castro Pessano, e Cristiano Miguel Stefanelo

Acesse no link: https://sites.unipampa.edu.br/nupilabru