Livro “Doruteia” de alfabetização é apresentado na Câmara

O livro “Doruteia: uma história para pintar e aprender” foi apresentado no espaço da tribuna livre do dia 15 de dezembro de 2022. Por proposição do vereador Clemente Correa (PDT), a professora e autora da obra, Marisele Pereira Velasques, explanou sobre a trajetória e importância da literatura no processo de alfabetização e formação de leitores.

Conforme exposto, os benefícios da leitura para as crianças auxiliarão para toda sua vida, como no desenvolvimento psicomotor, intelectual, vocabulário, escrita, criatividade, raciocínio lógico, entre outros. O processo para ensinar a ler é complexo, mas apresentar livros como instrumento de aprendizagem, prazer e curiosidade é tarefa importante para professores e responsáveis.

Sobre a obra, lançada na 45ª Feira do Livro, aborda a alfabetização de forma divertida e criativa, apresentando as vocais a partir do personagem “Doruteia”. É utilizada do 1º ao 5º ano, de várias escolas, com estímulos além da alfabetização, para arte, motricidade fina, pintura, recorte e colagem. “Pós pandemia estamos com uma grande defasagem na educação. O livro está sendo trabalhado até o 5º ano, por que quando as atividades presenciais voltaram, muitos alunos não conheciam nem as vogais”, afirmou.

Na oportunidade, o vereador proponente falou sobre a importância de educação e impacto da pandemia na alfabetização. “O Instituto Todos pela Educação, em nota técnica, afirma que entre 2019 e 2021, houve um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 anos de idade que, segundo seus responsáveis, não sabiam ler e escrever. Eram 1,4 milhão de crianças nessa situação em 2019 e 2,4 milhões em 2021. Em termos relativos, o percentual de crianças de 6 e 7 anos que, segundo seus responsáveis, não sabiam ler e escrever foi de 25,1% em 2019 para 40,8% em 2021”, o que evidencia a importância da construção de estratégias pedagógicas para amenizar essa grave situação”, citou Clemente.