Leishmaniose é tratada na Câmara

A leishmaniose em Uruguaiana foi destaque na sessão ordinária desta terça-feira, dia 25 de março de 2014. A mestranda em Ciência Animal na Universidade Federal do Pampa, Taiane Acunha Escobar, utilizou a tribuna livre, por solicitação do vereador Irani Fernandes, para explanar sobre o desenvolvimento da doença, as medidas de prevenção, as estatísticas no município e as dificuldades enfrentadas para o combate e o tratamento da leishmaniose.

O trabalho realizado pela acadêmica e apresentado em plenário verificou os fatores de risco associados à infecção por leishmaniose, avaliando as condições ambientais e socioeconômicas propícias para proliferação da leishmaniose. Segundo a pesquisa, todos os bairros tem focos da doença e são destacados como fatores de exposição à presença do vetor, estão a preservação de áreas verdes em más conservação de limpeza, o saneamento básico, a proximidade do rio, o acúmulo de lixo e a falta de informações às famílias.

Durante a explanação, a acadêmica revelou a importância de políticas públicas voltadas para a prevenção do vetor. “Diagnosticamos que, mesmo com o sacrifício de animais, não diminuíram os casos de doença. Assim, é necessário conhecer as condições e os focos para fazermos o controle da leishmaniose”, considerou.