Legislativo segue trabalho para evitar reajuste da água

Reuniram-se nesta segunda-feira, dia 21 de junho de 2021, os vereadores com a Prefeitura e a Associação de Defesa do Consumidor para esclarecimentos e tratativas sobre a possibilidade de revisão das tarifas de água no município.

O presidente em exercício, vereador Marcelo Lemos, e vereadores Celso Duarte, Adenildo (Bispo) Padovan, Zulma Ancinello, Manoela Rosa Couto e Márcia Fumagalli, receberam o 1º secretário da Associação, João Carlos dos Santos; Secretário Municipal de Administração e presidente da Comissão de Fiscalização do Contrato, Elton Melo; e assessor parlamentar, Rafael Dulor.

O Poder Legislativo acompanha o trâmite para atualização do índice de reajuste disposto no contrato entre BRK Ambiental e município, regulado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

A Câmara Municipal manifesta-se contrária a qualquer aumento nas tarifas, tendo em vista o momento pandêmico e suas consequências econômicas e sociais para a população.

O contrato estabelece reajuste de 37,04%, conforme o valor do IGPM. Entretanto, de acordo com o representante do Executivo, negocia-se já com positiva da concessionária, a aplicação do índice do IPCA, de 6,76% e 1,13% e revisão tarifária. O Poder Legislativo participará das tratativas.