Legislativo reúne-se com reguladora dos serviços de água e esgoto

A Câmara Municipal de Uruguaiana reuniu-se com representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) que trata da normatização e fiscalização do serviço prestado pela empresa concessionária de abastecimento, água potável e esgotamento sanitário em Uruguaiana (BRK Ambiental).

No dia 24 de agosto de 2023, o presidente do Legislativo, vereador Juca (Joalcei Gonçalves), e presidente da Comissão de Serviços Municipais, vereador Clemente Correa, receberam para esclarecimentos e apresentação de requerimentos a Conselheira Presidente, Luciana Luso de Carvalho, e Conselheiro, Paulo Roberto Petersen.

Durante a reunião, foram reiterados diversas reivindicações sobre problemas e irregularidades na prestação do serviço da empresa BRK Ambiental, envolvendo reclamações de usuários e descumprimento de normativas. Também registro de indignação pela ausência da AGERGS em Uruguaiana para trabalho na cidade e no Poder Legislativo para esclarecimentos.

Na oportunidade foram destacadas as inúmeras tentativas do Legislativo para melhoria da prestação do serviço ao longo dos anos, como encaminhamentos de mais de 43 denúncias ao Ministério Público Estadual e audiências com a empresa.

Documento reforçando as demandas foi entregue. Nele são discriminados 15 itens como cobrança irregulares de tarifa de esgoto, atendimento precário no escritório da concessionária; imposição de exigência de cartões de crédito/débito para parcelamento e destruição do pavimento asfáltico.