Legislativo recebe Comissão pró hospital regional

A Comissão de Serviços Municipais e Educação recebeu a Comissão Interinstitucional pró-Hospital Universitário do Pampa no dia 27 de novembro de 2023. No encontro, buscou-se esclarecimentos sobre o trabalho da Comissão e demonstrar o apoio integral da Câmara Municipal de Uruguaiana aos procedimentos para concretizar a instalação do hospital regional, federal, em rede, transfronteiriço e 100% SUS em Uruguaiana.

Entre os membros da Comissão presentes estiveram a Universidade Federal do Pampa, Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana, Frente Sindical de Trabalhadores de Trabalhadoras, movimentos sociais e Poder Executivo. A importância do Hospital para atender a demanda em serviços públicos da saúde para média e alta complexidades da Fronteira que conta com 13 municípios e aproximadamente 510 mil habitantes teve destaque.

A luta pelo hospital universitário regional também considera a comunidade acadêmica da UNIPAMPA Uruguaiana que é o campus da saúde com os cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia, educação física e outros, com quatro residências multiprofissionais e três residências médicas em andamentos, além de contar com o terreno para a construção do hospital.

Durante as explanações foi relatada a trajetória de esforços coletivos de diversas entidades para avanços no projeto, inclusive a mobilização na votação do “Brasil Participativo”. Também esclarecido que a ação busca complementar o atendimento hospitalar da Santa Casa de Uruguaiana e se a estuda a proposta de transformação da instituição em hospital ensino para o gerenciamento de recursos federais.

A reunião contou com os vereadores da Comissão de Serviços presidente Clemente Correa, Marcia Fumagalli, Paulo Kleinubing, Egídio Carvalho e Cristiano Bonapace, também vereadores presidente da Câmara, Juca (Joalcei Gonçalves), Adenildo Padovan, Marcelo Lemos e Zulma Ancinello.