Legislativo presente na oficialização da área para usina de biomassa

Nos próximos meses, será instalada em Uruguaiana uma Usina Termoelétrica que utiliza como combustível a casca de arroz. Nesta manhã, dia 13 de setembro de 2021, autoridades participaram do ato de assinatura do termo de concessão de área para viabilidade do projeto.

A Câmara Municipal de Uruguaiana esteve representada pelo presidente, vereador Carlos Delgado, e vereadores Zulma Ancinello e José Carlos Zaccaro. Estavam presentes o senador, Luis Carlos Heinze; prefeito, Ronnie Mello; representante da empresa, Luiz Antônio Leão, presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, Roberto Fagundes Ghigino, e presidente do Sindicato Rural de Uruguaiana, Nilson Faria Correa.

Em junho, o Poder Legislativo aprovou projeto de lei que autorizada a concessão da área. São 78.542,40m2 na Charqueada, de frente para a UR 204, à Empresa Enerbio Participações LTDA.

A Usina será interligada diretamente na Subestação de Uruguaiana, reforçando o sistema local e regional. Também considera-se o impacto ambiental positivo, já que toda a casca produzida no beneficiamento do arroz será transportada e utilizada na Usina, onde será queimada em caldeira.

Toda cinza e material particulado, ou seja, 20% da casca queimada serão absorvidos no filtro de mangas, acumulado em silos e depois descartado corretamente de forma segura, podendo ser utilizado tanto na correção de solo de lavoura como insumo em indústria de cal mista, argamassa ou cimento.