Legislativo fomenta debate sobre políticas públicas para indivíduos de rua

Nesta sexta-feira, dia 25 de maio de 2015, estiveram reunidos na Câmara Municipal, por iniciativa da presidente, vereadora Jussara Osório, a Promotoria Pública, a Brigada Militar, a Câmara de Dirigentes e Lojistas e a Secretaria Municipal de Ação Social, para pautar a necessidade de providências das autoridades quanto a situação de indivíduos em vulnerabilidade ou abandono nas calçadas do município.

“A nossa preocupação é saber a quem compete essa responsabilidade e buscar alternativas para mudanças nesses casos de risco social”, iniciou Jussara. As autoridades presentes esclareceram que a primeira medida a ser tomada é a identificação dos cidadãos, integrado à investigação social e da saúde realizada por profissionais das áreas para constatar a real situação de cada caso. Após o reconhecimento feito, é possível providenciar a assistência devida, buscando as políticas públicas adequadas.

Na ocasião foi relatada a necessidade de verificar a possibilidade de atendimento médico psiquiátrico em alguns casos, assim como outros de agressividade que devem ser criminalizados conforme a justiça. Como exemplo, foi citado um homem que ocupa, normalmente, o calçadão do centro, causando ofensas aos que transitam pela via, mas ainda não haviam sido tomadas medidas adequadas sua identificação e acolhimento. Na reunião promovida pelo Legislativo, a conduta para a resolver essa situação foi definida imediatamente entre as autoridades presentes.

O vereador Irani Fernandes, presente no encontro, destacou a importância do momento para iniciar o debate entre autoridades e comunidades sobre o tema que envolve toda a sociedade. “A partir dessa provocação da Câmara, precisamos discutir e definir ações eficientes para amenizar este problema que tem aumentado na nossa cidade”, concluiu.