Legislativo analisa programa de incentivo à produção audiovisual local em salas de cinema
Apresentada em 19 de agosto de 2025, a proposta de autoria da vereadora Manoela Rosa Couto (PDT) tem como objetivo fomentar, valorizar e divulgar obras audiovisuais produzidas por realizadores locais.
O programa visa à promoção voluntária de curtas-metragens realizados em Uruguaiana, com a exibição dessas obras antes da sessão principal de filmes, em parceria com as salas de cinema situadas no município.
As salas que aderirem ao programa poderão receber incentivos do poder público, como a concessão do selo “Cinema Amigo da Cultura de Uruguaiana”, apoio institucional para divulgação das obras e das salas participantes, e prioridade na participação em convênios culturais, festivais e demais ações de fomento promovidas pelo município.
A curadoria, seleção e critérios técnicos das obras a serem exibidas serão definidos pela Secretaria Municipal de Cultura mediante regulamento específico.
Segundo a justificativa da proposta, a iniciativa fortalece a identidade cultural do município, estimula a economia criativa e oferece uma vitrine para os talentos locais.
Durante a apresentação da proposta, a vereadora Manoela fez menção ao curta-metragem “Trapo”, produzido e ambientado em Uruguaiana, vencedor da categoria Melhor Curta-Metragem no 53º Festival de Cinema de Gramado, neste final de semana.