Legislativo analisa instituição de Seminário Municipal do Carnaval

Projeto de lei que institui o Seminário Municipal do Carnaval em Uruguaiana será analisado pelas Comissões Técnicas da Câmara Municipal.

A proposta de autoria do vereador Clemente Correa (PDT) foi apresentada dia 27 de fevereiro de 2024.

O objetivo é discutir e avaliar as políticas públicas de apoio, investimento, fomento e valorização do evento; avaliar o planejamento, a estrutura e as medidas de segurança; ouvir e identificar as demandas e as necessidades das entidades carnavalescas; propor ações e estratégias para o fortalecimento do Carnaval de Uruguaiana; debater as questões relacionadas à legislação, ao financiamento e à gestão, entre outros.

A matéria também se refere à participação social, incentivando a participação de instituições de ensino superior, movimentos sociais e de entidades representativas do turismo, da educação, da cultura e da arte; fortalecendo a integração das entidades carnavalescas com as comunidades dos bairros e dos distritos de Uruguaiana e reconhecendo a importância do Carnaval para a política pública de cultura e turismo e para o desenvolvimento econômico.

Em 2023, o evento reuniu quase 40 mil pessoas demonstrando o sucesso e o envolvimento e a mobilização da sociedade. É fundamental que se discuta e avalie o planejamento, as ações e as estratégias para o fortalecimento do Carnaval de Uruguaiana, através do diálogo com autoridades públicas, movimentos sociais e com a sociedade uruguaianense.