Legislativo adianta 300 mil reais para manutenção de medicamentos da oncologia

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projetos de lei que formalizam o repasse de 300 mil reais destinados à aquisição de medicamentos para o Setor de Oncologia do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. O valor corresponde ao adiantamento de devolução parcial das sobras financeiras da Câmara Municipal de Uruguaiana.

A demanda foi apresentada em reunião com a direção do Hospital e os vereadores, na terça-feira. Estiveram presentes o presidente do Legislativo, vereador Adenildo Padovan, presidente da Comissão de Serviços Municipais e Saúde, Clemente Correa, Egídio Carvalho, Marcelo Lemos, Paulo Kleinubing, Zulma Ancinello, Carlos Delgado e Cristiano Bonapace.

Na oportunidade, os parlamentares buscaram informações sobre as medidas tomadas pelo hospital diante da possibilidade de desabastecimento, em consequência da situação de calamidade pública decretada no Rio Grande do Sul, devido a eventos climáticos extremos que atingiram o Estado.

Na quinta-feira, dia 9 de maio de 2024, os projetos de lei que viabilizam o repasse foram apresentados, emitidos os pareceres favoráveis e votados os projetos de autoria do Poder Executivo. O PL n.º 53/24 autoriza o repasse de recursos, a título de subvenção social e auxílio financeiro, ao Hospital, com destinação específica para aquisição de medicamentos para o Setor de Oncologia. O PL n.º 52/24 autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor citado, realocando o orçamento da Câmara para o Fundo Municipal de Saúde.

Mais informações

O objetivo da reunião da Comissão de Serviços Municipais de Saúde com Hospital Santa Casa foi buscar informações sobre as medidas preventivas programadas, diante do cenário de bloqueios de acessos terrestres que praticamente inviabilizam o trânsito de locais onde é adquirido medicamentos e insumos hospitalares para Uruguaiana e as condições do aeroporto em Porto Alegre.

Na oportunidade, foi esclarecido que o contingenciamento anunciado, como suspensão de estágios e atendimento prioritário de urgência e emergência, tem a finalidade de minimizar o risco de desabastecimento. A direção garantiu que a ação não prejudica o atendimento em saúde da população ou escalas de funcionários.