Jogador “Bentevi” pode receber homenagem póstuma com nomenclatura de rua

Projeto de lei que denomina João Mello da Cunha a rua A, do Conjunto Habitacional Dr. Olavo Rodrigues, tramita na Câmara Municipal de Uruguaiana. A proposta do vereador Paulo Kleinubing (Podemos) foi apresentada dia 16 de abril de 2024.

Conhecido como Bentevi, João Mello da Cunha, foi jogador de futebol de grande destaque. “Um dos desportistas da história de Uruguaiana, ficando para trás somente da lenda Eurico Lara”, cita Kleinubing sobre referência ao homenageado em pesquisa realizada pelo instituto Sigma/Vozes do Esporte.

Conforme o projeto, “Bentevi” começou a se destacar logo cedo no futebol por sua habilidade, força e impulsão, vindo a jogar logo aos 14 anos no “filhotes do Ferro Carril”. Aos 16 anos foi convidado a disputar o Cidadino pelo Esporte Clube Universal, já como profissional, onde jogou por duas temporadas. Voltando a integrar o time principal do Ferro Carril em 1950.

Obtendo grande destaque no futebol da fronteira, em 1951 iniciou a carreira no Grêmio Futebol Portoalegrense, onde permaneceu por um ano e revezava com o serviço militar obrigatório. Após diagnóstico de problema cardíaco, voltou para o Esporte Clube Ferro Carril, clube o qual disputou oito temporadas seguida, tendo acumulado neste período, várias conquistas regionais e locais.

No ano de 1961, aos 28 anos, passou a defender o Tricolor da Fronteira. Profissionalmente, João Mello da Cunha Bentevi, se aposentou do futebol aos 37 anos e seguiu nos gramados do futebol amador e veterano junto ao Elite Futebol Clube. Após deixar o futebol, trabalhou na Destilaria de Petróleo, Gráfica Universitária e Hotel Wamosy. João Mello da Cunha, faleceu em 2016, aos 82 anos de idade.