Interessados manifestam-se sobre projeto de turismo náutico

Audiência pública realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana reuniu autoridades civis, militares e comunidade interessada para debater projeto de lei complementar que altera o Plano Diretor em favor de atividades comerciais às margens do Rio Uruguai.

O evento aconteceu no dia 14 de julho de 2022, com a coordenação da Comissão Especial que analisa a proposta dos vereadores Carlos Delgado e Marcelo Lemos, presidida pelo vereador Celso Duarte, relatoria do vereador Adenildo (Bispo) Padovan, e presentes ainda os vereadores Marcia Fumagalli, Zulma Ancinello, Clemente Correa e Cristiano Bonapace.

A matéria busca autorizar construções em áreas de possíveis enchentes de clubes náuticos de embarcações, empresas de garagem, comercialização e (ou) locação de barcos a motor ou vela, bem como as de transporte aquáticos para passeios turísticos no município.

Entre os pontos das manifestações, foram destaque a importância da determinação para o desenvolvimento econômico; o potencial do setor, a possibilidade da exploração do turismo náutico; a necessária regulação das atividades; o fomento ao esporte náutico, e a própria preservação e valorização e revitalização das margens do Rio Uruguai.

Compuseram a mesa de trabalho também Secretaria Municipal de Turismo, Vanessa Welter; Secretário Municipal de Planejamento, Carlos Prudêncio; Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Santariano; Secretário Municipal de Meio Ambiente, Maykol Goulart; da PATRAM Ten João Muller, Cap. Carlos César Silva e Suboficial Lucas Samuel Farias Machado, representado a Delegacia Fluvial de Uruguaiana.