Integração para avançar na inclusão social é destaque em audiência pública

A Comissão de Serviços Municipais e Educação realizou audiência pública nesta quarta-feira, dia 23, para discutir o cumprimento da legislação que garante os direitos de crianças com deficiência à educação. Vereadores Marcelo Lemos (PDT), Irani Fernandes (PP), Ronnie Mello (PP) e Jussara Osório (Rede), mães, pais, professores, comunidade escolar, Ministério Público do Trabalho e Poder Executivo participaram do debate que teve ressaltadas as dificuldades de acessibilidade e inclusão escolar de crianças com deficiência. LEIA MAIS...

           Diversos problemas e preocupações foram apresentados a respeito da atenção e do cumprimento da legislação que trata sobre direitos de crianças com deficiência. Conforme o relatado, há carência de profissionais na área da educação e da saúde para atendimento na rede de ensino municipal, é unânime a necessidade de trabalhar o assunto de maneira integrada com família, escola e sociedade, e importante obter avanços e levar conhecimento a todos sobre a inclusão.    

         “Precisamos de um olhar diferenciado, paciência e persistência”, declarou do projeto “Caminho Azul” que atua com crianças e famílias de autistas, Gladis Dal Pra Almeida. A professora Anna Shyrlei Goulart frisou que a responsabilidade da inclusão é de todos, não somente dos educadores. “São séculos de exclusão cristalizados no coletivo, contra 20 anos de trabalho de inclusão”.

           As mães presentes expuseram as expectativas de melhorias para qualidade de vida dos filhos e os obstáculos cotidianos para receberem apoio do Poder Público, como ruas sem condições de tráfego, falta de acessibilidade em banheiros públicos e lojas e atrasos na oferta de medicamentos. Também os prejuízos causados no desenvolvimento das crianças pelo preconceito.

             A partir da audiência, a Comissão de Serviços Municipais realizará ações voltadas à conscientização da comunidade e a assegurar os direitos sociais das pessoas com deficiência.