Inspeção do trabalho relata atividades

O espaço da tribuna livre do dia 4 de maio de 2023, foi utilizado pela Gerência Regional do Trabalho para expor os trabalhos realizados na defesa dos direitos trabalhistas e na promoção de um ambiente de trabalho seguro. Por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), o auditor-fiscal chefe da Gerência, Vitor Siqueira Ferreira, explanou sobre as atribuições e realizações da instituição que atende dez cidades da região.

A atividade da inspeção do trabalho, para cumprimento de leis e proteção contra abusos e exploração, abrange as diversas fases desse contexto. E destaca-se o estímulo à celebração de contratos de aprendizagem para inserção de jovens no mercado de trabalho, iniciativa que já beneficiou mais de 2.000 pessoas. Também a turma de aprendizagem voltado ao público de pessoas com deficiência proporcionando-lhes a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e exercer suas habilidades.

A Gerência Regional do Trabalho é responsável por diversas frentes de atuação, incluindo o combate ao trabalho infantil e à informalidade, bem como questões relacionadas à saúde e segurança do trabalhador. Na oportunidade, o auditor-chefe destacou as demandas específicas da região de Uruguaiana, que envolvem principalmente o setor rural, a indústria de arroz, o transporte de cargas e o trabalho confinado. “Temos conseguido mudar a realidade de trabalhadores e empregadores na região. Onde quer que a relação de trabalho peça socorro, a inspeção do trabalho lá estará para atender o interesse tanto dos trabalhadores, quanto o interesse social”, concluiu Vitor.