Informações e sugestões sobre atendimento a diabéticos foram debatidos na Câmara

Audiência pública sobre questões de prevenção, cuidados e fornecimento de medicamento pela Farmácia Popular para controle do Diabetes tipo 1 pela Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 26 de fevereiro de 2024. O evento proposto pelo vereador Marcelo Lemos (PDT), contou com a presença do presidente do Legislativo, Adenildo Padovan, de profissionais da rede pública de serviços de saúde, do Conselho Municipal de Saúde, também pacientes e familiares manifestaram-se sobre os desafios da doença no cotidiano e na assistência de farmacêutica.

Entre o destacado, estivera relatos de atrasos recorrentes na entrega de medicamentos para diabetes, colocando em risco a saúde e o bem-estar dos pacientes dependentes desses tratamentos.

O proponente expôs as demandas colhidas junto as famílias em reuniões como a criação de um sistema de monitoramento e notificação, estabelecimento de prazos de entrega, priorização de paciente com urgência, parcerias fornecedores alternativos, punição legal aos atrasos recorrentes, acesso a informação transparente e a contratação de médico endócrino pediatra.

A Secretária Municipal de Saúde apresentou o funcionamento do sistema e dos procedimentos, cujos prazos e autorização estão vinculado à Secretaria Estadual; com centralização e compra realizadas pelo Ministério da Saúde.