Indicada educação financeira para estudantes

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicita ao Poder Executivo a inclusão de conceitos de educação financeira na rede municipal de ensino.

A proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT) foi encaminhada na reunião do dia 31 de maio de 2022.

A matéria que foi apresentada como projeto de lei em março pelos vereadores Marcelo e Adenildo (Bispo) Padovan, após receber parecer desfavorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, segue como indicação para Prefeitura.

O projeto dispõe sobre abordagem, a partir do sexto ano, dos conceitos sobre educação financeira, visando oferecer aos alunos noções sobre finanças pessoais; classificação de receitas e despesas; difusão de princípios de consumo e descarte conscientes; uso responsável do crédito; entre outras noções; aplicados por meio de conteúdo prático, lúdico e interativo.

“Percebemos a necessidade de criação de políticas públicas que visam conscientizar a população sobre o controle de suas finanças, com o objetivo, até mesmo, de evitar problemas futuros, como depressão, ansiedade e transtornos psicológicos, criando novas demandas ao sistema publico de saúde”, afirma Marcelo ao apresentar dados Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo a instituição, o percentual de família endividas no país chegava a 66,5% em outubro de 2020, e segundo o Banco Mundial, apenas 3,64% da população da América Latina economiza pensando no futuro.