Indicações para melhorias na área da saúde são encaminhadas ao Executivo

Na reunião da Comissão Representativa que aconteceu na terça-feira, dia 24 de janeiro, foi aprovado o envio ao Poder Executivo de indicações que preveem melhorias no atendimento à saúde de pessoas com deficiência, com mais de 60 anos, portadoras de doenças crônicas e pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Trata-se de sugestão de projeto de Lei da vereadora Suzana Cardoso Alves (PRB) que cria o serviço de atendimento domiciliar na Secretaria Municipal de Saúde destinado a atender pessoas com deficiência. Também de solicitação, de autoria da vereadora Zulma Ancinello (PRB), que busca incluir no programa “Remédio em Casa” as vacinas previstas em campanhas de vacinação.

A vereadora Suzana destacou a existência do serviço no município, entretanto esse não enfatiza e dá prioridade à pessoa com deficiência. A proposta é cadastrar as pessoas com impossibilidade de locomoção aos Postos de Saúde e sempre que acionado o serviço disponibilizar enfermeira ou médico para atendimento. Conforme projeto enviado ao Poder Executivo, fica a critério da Secretaria Municipal de Saúde a denominação de um dia na semana para atendimento geral, salvo os casos de urgência em que o atendimento deverá ser a qualquer dia com maior brevidade possível.

Sobre a inclusão de vacinas ao “Remédio em Casa” a vereadora Zulma salienta que certamente pessoas na faixa etária de campanha como para gripe, poliomielite, HPV, meningocócica estão cadastradas no programa. “Solicitamos a extensão do benefício da Lei para que a vacina possa ser inclusa como produto a ser entregue”, afirmou a parlamentar. A Lei nº 4.715/16 que criou o “Remédio em Casa” estabelece que o cadastramento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde, para pessoas a partir dos 60 anos, pessoas portadoras de necessidades especiais, pessoas portadoras de doenças crônicas e pessoas vivendo com HIV/AIDS.