Incentivo a modelos de negócios experimentais é tratado em reunião

Tramita na Câmara Municipal, projeto de lei que dispõe sobre regras para constituição e funcionamento de ambiente regulatório experimental. De autoria do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas), a matéria foi pauta em encontro, no dia 18 de maio de 2022, entre profissionais da área de tecnologia e informatização, do Poder Executivo e do Legislativo.

O objetivo é criar incentivo funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia, através de autorizações temporárias para testar modelos de negócio inovadores. Conhecido como “sandbox”, o projeto organiza o mecanismo na forma de ambiente regulatório experimental.

A iniciativa, por meio de autorização temporária, permite que empresas já constituídas possam testar modelos de negócios inovadores com clientes reais, sujeitando-se a requisitos regulatórios customizados e simplificados do que aqueles normalmente estabelecidos.

Entre as finalidades do sanbox, está servir como instrumento visando incentivar as empresas locais a realizarem investimentos em pesquisa científica, tecnológica e de inovação; a desenvolverem e aperfeiçoarem projetos; e a diminuírem custos e tempo de maturação no desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio inovadores.

Estiveram presentes os vereadores Zaccaro, Marcelo Lemos, Márcia Fumagalli, Paulo Kleinubing e Zulma Ancinello. Também Presidente do Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação e Processamento de Dados RS – SEPRORGS, Rafael Krug; Diretor Regional da Entidade e Diretor da Álamo Informatização, Paulo Cesar Alves; Diretor Jurídico da Entidade, Jaime Hamester; Assessora Executiva do SEPRORGS, Karen Amaro; Assessor Jurídico, Rodrigo Dornelles; Diretor da Bnet Telecomunicações, Atil Faviero; Diretor da Simas TI, Leonardo Simas; e do Poder Executivo, Secretário Adjunto da Fazenda, Rodrigo Santariano.