Importância do psicólogo é tratada na Câmara

A Câmara Municipal de Uruguaiana contou com espaço de reflexão sobre a importância do profissional de psicologia dentro da sociedade no dia 29 de agosto de 2023. Por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), as psicólogas Débora Blanco e Vivian Campodonico explanaram sobre os aspectos relacionados à atuação do profissional como legislação, desafios e a psicologia com ciência para prevenção e tratamento em saúde mental.

Conforme citado estão como princípios fundamentais da profissão, o psicólogo basear seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humanos; e trabalhar visando promover a saúde a e qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

“Neste ano completamos 61 anos de regulamentação da profissão que vem se tornando mais madura e fortalecida com leis e normas que cada vez mais vão buscando definir o papel e a função do psicólogo nos diferentes contextos clínico, institucional, organizacional dentre outros”, contextualizou Débora.

Também foi destacado que o psicólogo utiliza diferentes métodos de investigação, técnica, teoria e o embasamento científico, a fim de examinar o funcionamento mental do paciente, levando em conta aspectos cognitivos, afetivos e psicossociais, com objetivo de oferecer uma escuta terapêutica e uma intervenção adequada ás demandas de cada indivíduo, grupo ou família.

Sobre o cenário pós-pandemia foram apresentados dados da Organização Mundial da Saúde. São 280 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão; o suicídio é a quarta causa mais frequente de morte no mundo entre o grupo etário de 15 a 29 anos; e ainda que existam tratamentos conhecidos e eficazes aos transtornos mentais, mais de 75% das pessoas afetadas em países de baixa renda não recebem tratamento algum.