Homenagens são realizadas na Sessão da Pátria

A Câmara Municipal de Uruguaiana retomou as sessões solenes presenciais na noite do dia 2 de setembro de 2021, com solenidade alusiva à Semana da Pátria. Com transmissão ao vivo para o público, o evento contou com vereadores, autoridades civis e militares, homenageados e convidados limitados. Compuseram a mesa de trabalho, o presidente do Legislativo, vereador Carlos Delgado; prefeito, Ronnie Mello; Juíza de Direito, representando o Poder Judiciário, Michele Wouters; Comandante da 2º Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada, Willian Koji Kamei e 1ª Secretária, vereadora Zulma Ancinello.

A “Grande Condecoração Municipal-Medalha de Ouro" foi entregue a Diacuí Cunha Dutra, por indicação do vereador Egídio Carvalho. A homenageada é filha única do primeiro casamento oficial de uma indígena com um homem branco no Brasil, na década de 50. Fez uso da palavra Duclerc João da Silva, relatando a história.

O médico pneumonologista, por indicação do vereador Celso Duarte; também recebeu a honraria, sendo destacada a atuação do profissional na linha de frente do combate ao COVID-19.

O reconhecimento a Oscar Medeiros Branco foi dado através de sugestão do vereador José Carlos Zaccaro. O médico anestesiologista realizou mais de 40 mil anestesias na carreira.

Na oportunidade, o Título Honorífico de "Cidadão de Uruguaiana" foi recebido por três cidadãos. Alegretense, o professor de educação física, Eurico Gaspar Dutra, por designação do vereador Paulo Kleinubing.

O registrador civil e titular do centro de registro de veículos automotores, natural de Erechim, Sidnei Hofer Birmann; foi laureado por proposta do vereador Marcelo Cardoso Lemos.

O título também foi entregue ao sócio-administrador de empresa referência no mercado pet, Eduardo Fabiano Beraldin, nascido em Santo André, São Paulo, por proposição do vereador Carlos Delgado.

A locução à data foi feita pelo vereador Celso Duarte em nome do Parlamento finalizando o evento. “Precisamos sermos irredutíveis na defesa da democracia e também dos nossos símbolos nacionais. Precisamos de mais união e diálogo. Nesse momento em que vivemos uma fase de relativo controle da pandemia, não podemos baixar a guarda contra a Covid-19, mas devemos mirar ações, como vimos algumas na prática aqui hoje representadas pelos nossos homenageados”.