Homenagens são realizadas em comemoração aos 177 de Uruguaiana

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou solenidade alusiva aos 177 anos de Emancipação Política de Uruguaiana na noite do dia 25 de maio de 2023. A sessão solene contou com autoridades civis, militares e eclesiásticas, sendo a Mesa de Honra presidida pelo vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, com prefeito Ronnie Mello; da 2ª BCMec, Ten Cel. Cristiano Garcia Guedes; e Bipo, Dom José Mario Angonese. Também se fizeram presentes os vereadores Adenildo Padovan, Zulma Ancinello, Egídio Carvalho, Carlos Delgado, Marcelo Lemos, Marcia Fumagalli e José Carlos Zaccaro.

A Grande Condecoração Municipal – Medalha de Ouro, foi concedida a Marcelo Cardoso Thedy, através de indicação da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Juca (Joalcei) Gonçalves. De acordo com o proponente, o homenageado é destaque no setor de semente e comércio de insumos agrícolas e no desenvolvimento de trabalho sociais e comunitários significativos, entretanto anônimo.

A honraria também foi recebida por Raimundo Nonato da Silva Filho, por indicação do vereador Adenildo Padovan. Na oportunidade, a história de dificuldades na infância e conquistas através de dedicação e fé foi salientada sobre o pastor, atualmente líder da Igrja do Evangelho Quadrangular.

Na ocasião, “Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana” foram entregues a três personalidades pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

A honraria foi recebida por Gilnei Valdemar Jager, por sugestão do vereador Carlos Delgado. Considerado representante do perfil empreendedor, nasceu em 1966, na cidade de Agudo. Em 1988 veio pra Uruguaiana e atuante no ramo de produtos, equipamentos e maquinários agrícolas.

Também a distinção foi entregue a Ilson Mauro da Silva Brum, por requerimento do vereador Clemente Correa, no ato representado pelo vereador Marcelo Lemos que proferiu o discurso. O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, e figura ativa na política, nasceu em 1964 em Santo Ângelo das Missões, e desde os 4 anos de idade em Uruguaiana.

O fotógrafo Orlando Telles, recebeu o título por solicitação da vereadora Márcia Fumagalli. Nascido em 1955, em Santana do Livramento, é considerado destaque em 48 anos de serviços e coberturas fotográficas realizadas na comunidade.

Em alusão à data de emancipação do município, o vereador Egídio discursou em noma da Casa Legislativa, explanando sobre a história, a cultura, os avanços e fatos marcantes do município. “Nesta semana lembramos de quando nos tornamos independentes, única cidade desenvolvida durante a Revolução Farroupilha e onde a libertação escrava foi pioneira. Falar de Uruguaiana é representar amor pela nossa terra”, descreveu o parlamentar.